Voodoo 1

Quando a 3DFX lançou o chipset Voodoo, no final de 96, fez um sucesso imediato, pois seus recursos iam muito além das placas 3D da época, que eram realmente primitivas para os padrões atuais. Poderíamos definir o Voodoo da 3dfx como o primeiro chipset
3D “contemporâneo”.

O Voodoo foi utilizado em várias placas de vídeo diferentes, sendo a mais famosa e mais vendida a Diamond Monster. Todas as placas equipadas com o chipset Voodoo possuem apenas 4 MB de memória RAM, são vendidas apenas em versão PCI e são apenas
aceleradoras 3D, ou seja, trabalham em conjunto com outra placa de vídeo 2D comum, sendo as duas placas ligadas através de um cabo.

A qualidade de imagem era considerada fantástica para a época, mas deixa bastante a desejar para os padrões atuais. Apesar da placa suportar todos os recursos 3D básicos (com exceção do trilinear filtering) algumas imagens apresentam falhas.

Existem também várias limitações: A resolução está limitada a no máximo 640 x 480, apenas 2 MB da memória podem ser usados para armazenar texturas e não é permitido o uso da memória local. Isto faz com que a maioria dos jogos atuais apresentem algumas
falhas e alguns polígonos em branco, por falta de memória para armazenar as texturas. Os jogos mais antigos porém, rodam sem problemas.

O desempenho é bem baixo se comparado com o das placas atuais, fazendo com que a placa apresente um baixo nível de quadros por segundo nos jogos atuais, apesar do desempenho ser, em geral, suficiente para os jogos lançados até o inicio de 98. O Voodoo
foi um chipset com recursos incríveis para a época, mas não é de se esperar que um chipset com cinco anos de idade seja capaz de rodar os jogos atuais com um bom frame rate.

O chipset Voodoo foi utilizado em diversas placas, a seguir estão alguns exemplos. Todas utilizam o barramento PCI e possuem 4 MB de memória RAM, as diferenças em termos de recursos 3D ou desempenho entre as placas a seguir são ínfimas, pois todas
seguem o projeto desenvolvido e cedido pela 3dfx:

California Graphics, Deltron Flash 3D, Miromedia Hiscore 3D, Diamond Monster 3D, Guillemot MaxiGamer, Hercules Stingray 128-3D, Intergraph Intense 3D Voodoo, Orchid Righteous 3D, Quantum 3D Obsidian, Skywell Magic 3D, TechWorks Power 3D.

Ficha Técnica

Barramento:

PCI

APIs suportadas:

Todas: D3D, Glide e OpenGL

Memória de vídeo

4 MB (2 MB para texturas e 2MB para o frame buffer)

Freqüência de operação do chipset de vídeo

50 MHz

Pixels por ciclo de clock

1 pixel por ciclo

Fill Rate

50 megapixels, 50 megatexels por segundo

Poder de processamento

1 milhão de polígonos por segundo

Freqüência de operação da memória de vídeo:

50 MHz

Barramento de comunicação com a memória de vídeo

128 bits

Tipo de memória utilizada

Memórias EDO comuns com tempo de acesso de 50 ns

Recursos 3D básicos

Todos com exceção do trilinear filtering

Single Pass Multitexturing

Não

Gráficos 3D com 32 bits de cor

Não

Texturas de 2048 x 2048

Não

Resolução máxima suportada

640 x 480 em 3D (a resolução em 2D depende da placa 2D que estiver instalada)

Funções 2D

Executadas por uma placa 2D separada

Overclock: As placas equipadas com o Voodoo são as mais facilmente overclocáveis, pois a 3dfx incluiu um recurso que permite alterar o clock da placa através de simples comandos MS-DOS

Edite o arquivo Autoexec.bat encontrado no diretório raiz do disco rígido, clicando com o botão direito do mouse sobre ele e escolhendo “editar” no menu que surgirá. Adicione a linha: SET SST_GRXCLK=55

Isto fará o processador da placa trabalhar a 55 MHz ao invés dos 50 normais. Para tentar freqüências maiores, basta substituir o “55” pela freqüência desejada. A Monster geralmente funciona bem a até 56 MHz, acima disso começarão a surgir
travamentos.

Se o micro começar a travar durante o carregamento do Windows, aperte F8 durante a inicialização e escolha “Somente prompt do modo de segurança”. Use o comando c:\edit autoexec.bat para editar o autoexec e desfazer a alteração. Obviamente, a
3dfx só garante o funcionamento do seu chipset na freqüência defaut de 50 MHz.

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