Sucessor do Voodoo original, este chipset traz vários avanços sobre ele. Em primeiro lugar a performance, que em conjunto com um processador atual é cerca de três vezes superior à do Voodoo original. O Voodoo 2 também permite o uso de até 12 MB de
memória, contra os insignificantes 4 MB das placas anteriores.
Estes dois avanços corrigem as duas principais limitações do Voodoo original, permitindo que mesmo os jogos mais atuais rodem sem problemas, claro que em alguns casos com um baixo FPS.
Como na época a 3dfx ainda não possuía estrutura para fabricar suas próprias placas de vídeo, ela apenas vendia os chipsets para outras companhias, que se encarregavam de produzir e vender as placas. Como todas utilizam como base os projetos oferecidos
pela 3dfx, todas apresentam um desempenho muito parecido e todas usam o barramento PCI, devido à própria arquitetura do chipset.
Outras limitações são que, como no Voodoo original não é permitido armazenar texturas na memória RAM principal e é necessário o uso em conjunto com uma placa 2D comum, onde ambas as placas são ligadas através de um cabo. Este recurso é chamado de
video pass-thru. Como o sinal que trafega através do cabo é analógico, existe uma certa degradação, o que pode prejudicar um pouco a qualidade das imagens em 2D em altas resoluções. Acima de 1024 x 768 já é possível notar alguma perda de
qualidade.
Um recurso inédito permitido pelo chipset Voodoo 2 é a possibilidade de instalar duas placas no mesmo micro, que ligadas através de um cabo passam a trabalhar em conjunto, dividindo o processamento da imagem, e renderizando em paralelo, cada uma
cuidando de metade da imagem (uma trabalhando nas linhas pares e a outra nas linhas ímpares). Na prática, o desempenho é quase dobrado. Este recurso é chamado de SLI (Scan Line Interleave).
Para utilizar o SLI, é preciso que as duas placas Voodoo 2 sejam idênticas, ou seja, do mesmo modelo e fabricante e com a mesma quantidade de memória. Não é permitido usar uma placa de 8 MB junto com outra de 12 MB, ou usar uma placa da Diamond em
conjunto com outra da Creative por exemplo. Também não é preciso instalar nenhum driver especial, pois o driver de vídeo é capaz de detectar a presença da segunda placa e habilita-la automaticamente.
Com duas placas é possível utilizar resoluções de até 1024x 768 (com apenas uma a resolução máxima é 800x 600), e o número de FPS nos jogos aumenta brutalmente, melhorando bastante a jogabilidade. O desempenho apresentado por duas Voodoo trabalhando em
paralelo é equivalente ao de uma Voodoo 3 2000, e não fica muito atrás do de outras placas atuais, como a Viper v770 e a Matrox G400. Os únicos problemas com esta configuração são claro o preço, pois ao invés de um teriam que ser adquiridas duas placas, e
o fato de ocupar nada menos do que 3 slots PCI (um para cada Voodoo 2 e outro pela placa de vídeo 2D que é obrigatória)
Infelizmente, atualmente as placas 3D evoluíram tanto, que mesmo duas placas Voodoo 2 em SLI não são páreo para uma única placa GeForce MX, ATI Radeon ou mesmo uma Matrox G450.
Ficha Técnica
Barramento: |
PCI |
APIs suportadas: |
Todas: D3D, Glide e OpenGL |
Memória de vídeo |
Versões com 8 MB e 12 MB (o Voodoo 2 permite o uso de apenas 6 MB de memória, mas não chegaram a ser lançadas placas nesta configuração) |
Freqüência de operação do chipset de vídeo |
90 MHz |
Pixels por ciclo de clock |
1 pixel por ciclo |
Fill Rate |
90 megapixels, 180 megatexels com apenas uma placa e 180 megapixels, 360 megatexels com duas placas em SLI |
Poder de processamento |
3 milhões de polígonos por segundo com apenas uma placa ou 6 milhões usando duas placas em SLI |
Freqüência de operação da memória de vídeo: |
90 MHz |
Barramento de comunicação com a memória de vídeo |
128 bits |
Tipo de memória utilizada |
Memórias EDO com tempo de acesso de 25 nanos |
Recursos 3D básicos |
Todos |
Single Pass Multitexturing |
Sim |
Gráficos 3D com 32 bits de cor |
Não |
Texturas de 2048 x 2048 |
Não |
Resolução máxima suportada |
800 x 600 com uma placa e 1024 x 768 com duas placas em SLI em 3D (a resolução em 2D depende da placa 2D que estiver instalada) |
Funções 2D |
Executadas por uma placa 2D separada |
Desempenho
Processador |
Voodoo 2 |
FPS (Quadros por segundo) no Quake 2 (demo.dm1), utilizada resolução de 800 x 600 |
FPS (quadros por segundo) no Quake 2 (demo.dm1), utilizada resolução de 1024 x 768 |
Pentium III 500 |
Uma placa |
59 |
Não suporta |
Duas placas em SLI |
100 |
67 |
|
Pentium II 400 |
Uma placa |
58 |
Não suporta |
Duas placas em SLI |
97 |
67 |
|
Pentium II 266 |
Uma placa |
55 |
Não suporta |
Duas placas em SLI |
70 |
63 |
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