Configurações

Após instalar os itens anteriores, seu ambiente de rede deverá estar como o exemplo da figura ao abaixo. Clique no botão “Compartilhamento de arquivos e impressoras” e surgirá um menu com duas seleções: “desejo que outros usuários tenham acesso aos meus arquivos” e “desejo que outros usuários tenham acesso às minhas impressoras”. Por enquanto, mantenha marcados ambos os campos.

Voltando à janela principal, acesse agora a guia “Identificação”. Nos campos, você deve dar um nome ao micro. Este nome será a identificação do micro dentro da rede Microsoft, e deverá ser diferente em cada micro da rede. Este nome poderá ter até 15 caracteres. São permitidos apenas caracteres alfanuméricos e os caracteres ! @ # $ % ^& ( ) – _ { } ‘ . ~ e não são permitidos espaços em branco. Na mesma janela você deverá digitar o nome do grupo de trabalho do qual o computador faz parte. Todos os micros de uma mesma sessão deverão fazer parte do mesmo grupo de trabalho, isto facilitará o acesso aos recursos, pois fará com que todos apareçam na mesma janela, quando você localizar um micro na rede, e dentro na mesma pasta, quando abrir o ícone “ambiente de redes”

Finalmente, digite algo que descreva o micro no campo “Descrição do computador”, este campo não altera em nada a configuração ou o funcionamento da rede, mas será visto por outros usuários que acessarem recursos compartilhados pelo seu micro. Você pode digitar, por exemplo, o nome do usuário do micro, ou então alguma observação como “Micro do chefe”.

Acesse agora a guia “Controle de acesso”. Aqui você poderá escolher entre “Controle de acesso em nível de compartilhamento” e “controle de acesso em nível de usuário”. A primeira opção se destina a compartilhar recursos numa rede ponto a ponto, onde um recurso compartilhado fica acessível a todos os demais micros da rede, podendo ser protegido apenas com uma senha. A opção de controle de acesso a nível de usuário pode ser usada apenas em redes cliente – servidor; selecionando esta opção, você deverá configurar as permissões de acesso aos recursos da rede no servidor e informar no campo, o endereço do servidor onde estão estas informações.

Finalmente, precisamos acertar as configurações do TCP/IP. Veja que no gerenciador de rede aparecerão duas entradas para o TCP/IP, uma relacionada com a placa de rede e outra relacionada com o adaptador de rede dial-up. A entrada relacionada com a dial-up é a entrada usada para acessar a Internet via modem, e deve ser configurada (se necessário) de acordo com as configurações fornecidas pelo seu provedor de acesso. A entrada relacionada com a placa de rede por sua vez, é a utilizada pela rede. É ela que devemos configurar.

Clique sobre ela e, em seguida, sobre o botão “propriedades”; surgirá então uma nova janela com as propriedades do TPC/IP. No campo “endereço IP” escolha a opção “Especificar um endereço IP” e forneça o endereço IP do micro, assim como sua máscara de sub-rede. O Campo “Obter um endereço automaticamente” deve ser escolhido apenas no caso de você possuir um servidor DHCP corretamente configurado em sua rede.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X