Skype

Embora seja um programa proprietário, o Skype é bastante popular também no Linux. Não é comum encontrá-lo pré-instalado nas distribuições (com exceção do Kurumin), mas você pode baixá-lo no: http://skype.com/products/skype/linux/.

Assim como no caso do Opera, estão disponíveis pacotes para várias distribuições, incluindo o Debian, Mandriva, Fedora e SuSE. Estão disponíveis também dois pacotes genéricos, que podem ser usados em caso de problemas de instalação com os principais, ou no caso de distribuições que não estejam na lista, como o Slackware, Gentoo e outros.

O “Dynamic binary tar.bz2” é um arquivo compactado, onde você só precisa descompactar e executar o programa de dentro da pasta. Você pode inclusive descompactá-lo dentro do seu diretório home e executar o programa a partir daí, sem nem precisar usar a senha de root. Para funcionar, o Skype precisa da biblioteca Qt, de forma que você precisa ter o KDE, ou pelo menos as bibliotecas base do KDE instaladas. A segunda opção, menos passível de problemas, é o “Static binary tar.bz2 with Qt 3.2 compiled in”, um arquivo um pouco maior, que contém uma cópia interna das bibliotecas necessárias. Esta é a opção “à prova de falhas”, que realmente vai funcionar em praticamente qualquer ambiente.

Naturalmente, além do Skype existem vários outros programas de VoIP for Linux. Outro bastante usado é o GnomeMeeting, que também suporta o uso de webcam. Ele utiliza o protocolo do antigo Netmeeting da Microsoft (sem compatibilidade com o padrão usado pelo MSN), permitindo que você faça contato tanto com outros amigos usando o GnomeMeeting, quanto com clientes Windows usando o Netmeeting. Você pode instalar o GnomeMeeting via apt-get (apt-get install gnomemeeting). A página oficial é a http://www.gnomemeeting.org/.

O Asterix é uma solução profissional, que permite transformar um PC comum em uma central PBX, capaz de realizar tanto chamadas via internet, quanto através de uma linha telefônica convencional (usando uma placa adaptadora). Uma vez configurada a central, você pode fazer chamadas a partir de qualquer um dos micros da rede local (usando o GoPhone, GnomeMeeting ou outro dos clientes disponíveis) para micros em outras redes, ou mesmo para telefones fixos ou celulares. A idéia neste caso é que a chamada seja feita via internet até um outro servidor Asterix localizado na cidade-destino e deixar que ele realize uma chamada local para o telefone, economizando o interurbano.

O Asterix está longe de ser uma solução fácil de usar, mas está crescendo rapidamente, adotado na infra-estrutura de comunicação de inúmeras empresas. Você pode encontrar mais informações no http://www.asterisk.org.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X