Gimp

O Gimp é sem sombra de dúvida o editor de imagens for Linux mais completo e maduro disponível atualmente. Mesmo se comparado aos programas do Windows, o Gimp leva vantagem sobre a grande maioria; apenas o próprio Photoshop concorre diretamente com ele em recursos. Uma das funções mais interessantes são os scripts disponíveis em “Extras > Script-Fu”, que permitem criar logotipos e efeitos diversos de forma muito simples, como este, criado usando a função “Logos > Brilhante”.

A maior dificuldade tem a ver mais com a disposição das funções e a interface em geral. Embora o Gimp seja muito similar ao Photoshop em recursos, a interface é organizada de forma diferente e muitos efeitos são obtidos através do uso de duas ou mais ferramentas. O Gimp também não é um programa especialmente fácil de usar para quem não tem uma boa noção sobre o uso de programas gráficos. O programa exige uma certa curva de aprendizado.

O Gimp pode ser encontrado em praticamente todas as distribuições. Se ele não vier instalado por padrão, você pode instalá-lo usando o apt-get, yum ou urpmi, chamando diretamente pelo nome, como em “apt-get install gimp”, “urpmi gimp” ou “yum gimp”.

Existem diversos sites em Português com dicas sobre o Gimp, dois dos mais conhecidos são o http://www.ogimp.com.br/ e o http://www.gimp.com.br/. Você também vai encontrar uma grande quantidade de tutoriais e exemplos no site oficial: http://www.gimp.org/docs/.

Se você estiver à procura de um programa mais simples, mais no estilo “paint”, pode experimentar o Kolourpaint, que faz parte KDE e também está disponível via apt-get, ou mesmo o Krita, que vimos no tópico sobre o Koffice.

O Tuxpaint é um misto entre editor de imagens e programa educativo. Ele é um programa de desenho para crianças (de todas as idades), que conta com vários efeitos sonoros e animações, que tornam o programa muito colorido e atraente. Você pode baixá-lo via apt-get (apt-get install tuxpaint) ou ver mais detalhes no: http://www.newbreedsoftware.com/tuxpaint/.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X