Vendas de PCs no terceiro trimestre registraram o maior crescimento em 10 anos

A International Data Corporation (IDC) divulgou recentemente um relatório em que traz números bem positivos sobre o mercado de computadores, em especial sobre o terceiro trimestre de 2020. Desde 2010 que o segmento não tinha um trimestre tão bom. Com a popularização de dispositivos móveis como smartphones, tablets e a melhoria na infraestrutura das redes móveis, o mercado de PCs viu suas vendas caírem ano após ano.

Nos meses de julho, agosto e setembro de 2020 foram vendidos, no mundo todo, 79,2 milhões de computadores (entram aqui desktops e notebooks). Isso representa uma alta de 12,7% em relação ao ano anterior.

Os notebooks foram os responsáveis pela maior fatia das vendas. Um total de 64 milhões de notebooks foram vendidos em todos o globo, mesmo com a alta nos preços devido à pandemia do novo coronavírus. Marcas como Lenovo, HP e Dell tiveram acentuado crescimento nas vendas, o que elevou também as receitas e o faturamento de todas essas empresas.

tabela

Quem ocupa o primeiro lugar no ranking é a Lenovo, dominando 24,6% de todo o mercado. ela teve um crescimento de 11,4% e recuperou a primeira posição no ranking, que antes havia sido tomada pela HP. A Lenovo vendeu no total mais de 19 milhões de notebooks.

Em segundo lugar vem a HP, com um crescimento de 11,9% e vendendo mais de 18 milhões de dispositivos no terceiro trimestre em todo o mundo. Com isso ela domina 23,7% do mercado. Em terceiro lugar temos a Dell, com 17,1% de market share e um total de vendas de quase 12 milhões.

Fechando o Top 5 temos Apple e Acer, que também registraram aumentos impressionantes nas vendas. A Apple teve um crescimento anual de 13,2% e domina agora 8% do mercado. A empresa de Steve Jobs vendeu mais de 6 milhões de notebooks. E em quinto lugar temos a Acer, com 7% de market share e mais de 5 milhões de dispositivos vendidos.

Blog Como contratar um colaborador para home office adequado

Como diz o ditado, “há males que vêm para o bem”. E a pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, foi uma das molas propulsoras para o aumento das vendas de notebooks e computadores. Com o isolamento social sendo praticado em todo o planeta, as empresas tiveram que se reinventar, adotando o regime de trabalho em home office.

Com a necessidade de trabalhar de casa, as pessoas tiveram que atualizar os seus equipamentos. E a saída mais comum foi a compra de novos notebooks e estações de trabalho móveis. Os celulares são ótimos e super potentes, mas para o trabalho eles não são tão versáteis e não contribuem com a produtividade. Nada como o bom e velho notebook para trabalhar com documentos, textos, planilhas e fazer reuniões através do Zoom.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!