TVs LCDs finas estragam mais rápido, mostra teste

Testes realizados pelo site Rtings mostram que TVs LCD finas tendem a apresentar defeitos mais cedo do que modelos mais espessos. Esses testes começaram em outubro de 2022, com as TVs ligadas direto desde então. O Rtings aponta que a iluminação edge-lit, onde os LEDs ficam nas bordas da tela, é a principal causa dos problemas.

Em resumo, o edge-lit permite que as TVs LCDs sejam mais finas. Isso ocorre por que ao invés de ter uma camada extra com os LEDs para iluminação, eles são colocados nas bordas do painel, daí o nome “edge” da tecnologia.

Só que isso faz com que o calor dos LEDs se concentre nas bordas e não se dissipe bem, podendo chegar a 123°C. Em contraste, TVs mais grossas com iluminação direta atrás da tela (direct-lit ou full-array) distribuem o calor de maneira mais uniforme.

Iluminação não-uniforme tem TV LCD edge-li (Imagem: Reprodução/Rtings)
Iluminação não-uniforme em TV LCD edge-lit, com borda inferior mais branca (Imagem: Reprodução/Rtings)

TVs LCD edge-lit falham primeiro em teste

Depois de mais de 10.000 horas ligadas, 64% das TVs LCD edge-lit testadas apresentaram problemas de uniformidade na imagem, como áreas menos iluminadas. Uma Samsung AU8000 chegou a ter a iluminação completamente falha. Enquanto isso, apenas 20% dos televisores com iluminação FALD ou direct-lit tiveram problemas similares.

Ao inspecionar o interior dessas TVs, a equipe do Rtings encontrou dobras nos painéis refletores de luz, que prejudicam a distribuição de luz e causam as falhas visíveis. Essas dobras iniciavam perto dos LEDs e se estendiam até o centro do painel, próximo à placa-mãe. Outros problemas incluíram rachaduras no painel refletor e LEDs queimados.

Concentração de calor em uma TV LCD edge-lit com LEDs na parte inferior (Imagem: Reprodução/Rtings)

Hisense, LG e Samsung responderam aos questionamentos do Rtings. A Hisense afirmou que nenhum de seus modelos lançados este ano usa edge-lit. LG e Samsung enfatizaram que continuam aprimorando a durabilidade de seus produtos e investem em tecnologia para melhorar a qualidade, inclusive das TVs LCD edge-lit.

Manter esses equipamentos ligados por 10 mil horas pode parecer excessivo, mas isso equivale ao tempo que um americano médio passa assistindo TV em seis anos — cerca de 4,5 horas por dia. Segundo o Kantar IBOPE, os brasileiros assistem TV em média 5h14 por dia.

Fontes: Rtings e Ars Techinica

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!