TSMC começa a produzir chips de 3 nanômetros

A parceira de fabricação de chips da Apple, TSMC, deve iniciar a produção em massa de chips de 3 nanômetros durante o quarto trimestre de 2022. É o que diz um novo relatório da DigiTimes. Isso pode significar que começaremos a ver chips de 3 nanômetros nos produtos da Apple já em 2023.

O próprio relatório da DigiTimes é escasso em detalhes, citando “fontes da indústria” anônimas. O relatório indica que a TSMC iniciou a “produção piloto” de chips de 3 nanômetros, com produção em massa programada para o quarto trimestre de 2022. Veja:

A TSMC iniciou a produção piloto de chips construídos usando N3 (ou seja, tecnologia de litografia de 3 nm) em sua fábrica 18, no sul de Taiwan. E irá mover o processo para produção em massa no quarto trimestre de 2022, de acordo com fontes da indústria.

Leia também
Samsung revela o futuro dos chips: “3 nanômetros em 2022, 2 nm em 2025”
Apple e Intel planejam o lançamento de chips com 3 nanômetros

TSMC
Processo e fabricação de um processador

O objetivo da Apple de usar chips de 3 nanômetros no Mac, iPhone e iPad foi detalhado pela primeira vez em um relatório do The Information no mês passado. A mudança deve começar com o iPhone e o Mac em 2023, apesar de alguns rumores sugerirem que o iPhone 14 em 2022 possa ter um processador de 3 nanômetros.

Os atuais processadores da Apple (A15, M1, M1 Pro e M1 Max) são todos fabricados usando um processo de litografia de 5 nanômetros. Usar um processo de fabricação menor permitirá que a Apple obtenha ganhos significativos em desempenho e eficiência. Na verdade, os relatórios dizem que o roadmap da Apple sugere que ela continuará a “superar facilmente os futuros processadores da Intel para PCs“.

Também é importante ter em mente que os planos podem mudar entre agora e 2023. A TSMC enfrentou desafios na transição para a produção de 3 nanômetros. Então, atrasos não estão fora de questão. Independentemente disso, se tudo correr conforme o planejado, poderemos ver os primeiros iPhones e Macs equipados com processadores de 3 nanômetros no final de 2023, com melhorias significativas de desempenho e eficiência energética.

Vale lembrar que a IBM já conseguiu criar um chip de apenas 2 nanômetros. Mas, obviamente, ela não consegue escalar isso para produção em massa.

Fonte: DigiTimes

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!