Após a confirmação de um número reduzido de ROPs (Raster Operations Pipelines) em algumas unidades das GeForce RTX 5090, RTX 5090D e RTX 5070 Ti, a NVIDIA admitiu que a RTX 5080 também foi afetada pelo mesmo problema.
Importância dos ROPs no desempenho das GPUs
Os ROPs são essenciais para o desempenho de uma placa de vídeo, pois atuam na execução de tarefas como gravação de dados processados em texturas e envio dos pixels finais para o framebuffer. Em geral, um número menor de ROPs reduz a capacidade de processar pixels por ciclo de clock, o que pode impactar o desempenho em resoluções mais altas.
Testes mostram impacto no desempenho da RTX 5090 Solid
Testes realizados pelo TechPowerUp mostraram que a Zotac GeForce RTX 5090 Solid conta com apenas 168 ROPs ativados, ao invés dos 176 especificados para o modelo. Como consequência, essa variante apresentou desempenho inferior ao modelo Founders Edition da NVIDIA.
Em comparação com a ASUS ROG Astral RTX 5090 OC, o modelo da Zotac registrou uma queda de 8,4% no desempenho. Esse resultado confirma que a redução no número de ROPs pode impactar significativamente a performance em determinados cenários.
NVIDIA minimiza impacto e emite comunicado
Segundo a NVIDIA, o número de unidades afetadas é baixo. Antes de incluir a RTX 5080 na lista de modelos com ROPs reduzidos, a empresa havia informado que apenas 0,5% das GPUs sofriam com esse problema.
Sobre a adição da RTX 5080 à lista, a NVIDIA emitiu a seguinte declaração:
“Após uma investigação mais aprofundada, descobrimos que um lote de produção inicial de GPUs GeForce RTX 5080 também foi afetado por esse problema. Os clientes afetados podem entrar em contato com o fabricante da placa de vídeo para uma substituição.”
RTX 5070 não será afetada pelo problema
A NVIDIA também garantiu que nenhuma outra GPU foi afetada, incluindo a GeForce RTX 5070, que tem lançamento previsto para março. Segundo a empresa, o problema foi identificado e corrigido, garantindo que os novos lotes não apresentem falhas semelhantes.