Na última quarta-feira (7) a Intel confirmou, através de sua conta no Medium, que os processadores de 11ª geração para desktops serão lançados no primeiro trimestre de 2021. Fontes ligadas à companhia dizem que eles serão lançados no final de março. Os processadores de 11ª geração para notebooks já foram lançados no mês passado. O codinome dessa geração é Rocket Lake-S.
Infelizmente, a Intel não forneceu mais detalhes sobre seus novos chips, tais como frequência máxima, número de núcleos e demais recursos. Especula-se que esse anúncio feito ontem seja uma antecipação ao anúncio que a sua principal concorrente, a AMD, fará nesta quinta-feira (8).
Provavelmente a AMD irá apresentar a nova linha de processadores com arquitetura Zen 3 para desktops. Dessa forma, a Intel manda um recado claro para seus usuários, concorrentes e, especialmente, acionistas: A AMD não ficará sem concorrência por muito tempo.
Das poucas informações que nós temos sobre a 11ª geração de processadores Intel Core, o que sabemos é que eles finalmente serão compatíveis com o padrão PCI Express 4.0 e com o chipset Intel 400, que já equipa diversas placas-mãe no mercado.
Também é provável que a linha Rocket Lake-S use um sistema de litografia inferior a 14 nanômetros, tragam suporte as tecnologias Thunderbolt 4, USB 4 e aos gráficos Intel Xe. Mais detalhes sobre estes novos chips devem chegar na CES 2021, que acontece sempre em janeiro.