A GPD, um fabricante de portáteis e notebooks para jogos, anunciou recentemente os preços do seu notebook Duo, que possui duas telas OLED. Este PC foi um dos primeiros dispositivos confirmados a apresentar a APU de próxima geração da AMD, posteriormente revelado como o Ryzen AI 9 HX 370 baseado no Strix Point.
Inicialmente, a GPD anunciou que o notebook Duo apresentaria um APU Phoenix/Hawk Point com arquitetura Zen4, mas as especificações foram posteriormente atualizadas. No entanto, parece que a GPD decidiu não descartar as especificações originais por completo, possivelmente por uma razão totalmente diferente.
Leia também
Ninguém quer Ryzen 9000: as vendas são um completo desastre
AMD vence concorrência da Intel e vai fabricar os processadores do PlayStation 6
Chips da AMD estão custando o dobro do preço
Aparentemente, a AMD está vendendo APUs Strix Point para empresas como a GPD pelo dobro do preço do Hawk Point (Ryzen 7 8840U). Isso força empresas como a GPD a reconsiderar se seu produto pode manter uma margem suficiente para um lançamento bem-sucedido.
A GPD não é um grande player no mercado de notebooks; na verdade, este é um dos seus primeiros sistemas. Embora a inovadora tela dupla OLED seja certamente um conceito interessante, com o notebook esperado para custar pelo menos $1.650 no lançamento (com o HX 370), muitos usuários podem optar por uma opção mais acessível.
A alternativa pode ser o Duo com o Ryzen 7 8840U, que custará apenas $1.270, ou seja, $380 a menos que a versão de ponta. No entanto, é importante notar que o modelo HX 370 também possui o dobro de memória (32GB vs. 16GB) e o dobro de armazenamento (1TB vs. 512GB), então a comparação não é totalmente igual.
Consoles portáteis podem ficar mais caros
Claro, a discrepância de preço entre Hawk Point e Strix Point levanta preocupações de que o tão esperado Strix Halo também possa vir com um aumento de preço significativo, possivelmente empurrando tais sistemas para fora da faixa acessível.
Ao mesmo tempo, não está claro se o preço mais alto do Strix Point é fixo ou algo que poderia ser negociado posteriormente. Talvez a série Ryzen Z2, esperada para ser lançada no próximo ano, seja mais acessível.
Caso contrário, os portáteis de jogos de próxima geração podem, infelizmente, se tornar mais caros. Vale acrescentar que a AMD também tem o Krackan em desenvolvimento, um APU menor com 8 núcleos Zen5/c e 8 Unidades de Computação RDNA3.5.
Fonte: VideocardZ