Se você sempre quis trocar o seu HD mecânico por um SSD mas os preços sempre foram proibitivos, saiba que a sua hora pode estar chegando. De acordo com um relatório da TrendForce, o preço dos SSDs e dos módulos de memória RAM devem cair entre 10% e 15% até o final de 2020. Pode ser a hora de você se livrar da lentidão desse seu HD mecânico e finalmente turbinar o seu PC com um SSD.
O motivo para essa queda no preço está, justamente, no fator oferta e demanda. Durante a pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, as fábricas e marcas que produzem eletrônicos, como smartphones, tablets e notebooks, diminuíram o seu ritmo de produção, acompanhando a queda nas vendas.
Com isso, uma grande quantidade de chips Flash NAND e DRAM ficaram parados, esperando serem comprados pelas diversas fabricantes de eletrônicos. Mesmo com o lançamento dos novos iPhones e a proximidade das festas de fim de ano, o que costuma aquecer o mercado, as vendas de chips de memória flash e RAM não decolaram.
Portanto, como há uma grande quantidade de chips Flash NAND e DRAM em estoque e uma baixa procura, os preços tendem a cair neste último trimestre de 2020. A expectativa de queda é entre 10% e 15%. E isso é ótimo para o consumidor final, que poderá dar um upgrade no seu PC sem gastar muito dinheiro.
Outro fator que contribui para esta queda no preço dos SSDs e da memória RAM é que, no começo da pandemia, clientes empresariais acumularam muitos SSDs e memórias, com medo de uma escassez acentuada nos estoques. Por causa disso eles ainda possuem um suprimento de SSDs e memórias até o final de 2021.
Desta forma os preços dos SSDs e chips de memória RAM devem continuar caindo em 2021. Portanto, é bom ficar de olho no mercado nesse final de ano, especialmente na Black Friday, Natal e típicas promoções de queima de estoque no começo do ano para conseguir comprar um SSD por um preço bem camarada.