Placa de vídeo com memória expansível? Essa é a ideia de uma startup coreana

A empresa sul-coreana Panmenia, com a ajuda da KAIST (Korea Advanced Institute of Science & Technology), propõe o que pode ser um avanço notável em termo de upgrade. Imagine no futuro a possibilidade de atualizações de memória RAM para placas de vídeo. É justamente isso que eles querem conseguir.

Assim como centenas de novidades em termos de tecnologia, o projeto visa atender o mercado corporativo, mapeando uma das questões mais comentadas em termos de gargalo para uso de IA: a necessidade de VRAM para o treinamento de modelos de inteligência artificial com cada vez mais parâmetros. O gargalo em termos de VRAM na placa de vídeo também é um tema que é de interesse dos gamers, já que diversas placas de vídeo conseguiriam performar melhor se a quantidade de memória de vídeo disponível fosse mais elevada.

A tecnologia da Panmenia recorre a um protocolo já conhecido, o CXL, e é baseado no famoso PCI- Express, mas a implementação para esse fim específico é uma novidade. Dando início ao que eles chamam de CXL GPU image. Com a implementação, a placa de vídeo poderia utilizar a porta PCIe para expansão da memória.

Captura de tela 2024 07 05 192056

Isso permitiria que dispositivos fossem criados como uma espécie de componente de expansão voltados para esse sistema, aumentando a memória disponível que a GPU pode lidar. Essa expansão seria acessada pela unidade de processamento gráfico com uma latência de “dois dígitos em nano-segundos”, explica a Panmesia em seu site oficial.

Captura de tela 2024 07 05 192917

Em termos práticos de implementação, a tecnologia não deve chegar ao mercado facilmente, já que exigiria um sistema completamente compatível, contando, inclusive, com a NVIDIA e AMD colaborando com essa compatibilidade ao nível de GPU.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!