Se você já pesquisou mais a fundo sobre os modelos de processadores da Intel que estão disponíveis no mercado, certamente notou que alguns desses modelos têm a letra “K” no seu nome, como por exemplo o Intel Core i5-13600K ou o Intel Core i9-13900K. Essa pequena letra carrega um significado importante e pode ser determinante na escolha do processador ideal para suas necessidades. Mas, afinal, o que significa “K” nos processadores Intel?
Neste artigo, explicamos em detalhes o que essa designação representa, como ela impacta o desempenho e em que situações um processador com “K” é a escolha mais adequada.
Leia também:
Como identificar a geração do processador Intel ou AMD do seu PC?
Como escolher o processador certo para o seu PC?
O que o “K” representa?
Nos processadores Intel, a letra “K” indica que o processador possui o multiplicador desbloqueado. Isso significa que ele é projetado para facilitar o overclocking, uma técnica que permite ajustar manualmente a frequência do clock do processador para ter um desempenho maior do que o especificado pela fabricante.
Em termos simples, o overclocking aumenta a velocidade na qual o processador executa as instruções, resultando em um desempenho mais rápido. No entanto, para realizar overclocking, é necessário utilizar uma placa-mãe compatível, geralmente identificada pelas séries Z no chipset da Intel (como Z790 ou Z690).
Vantagens de um processador “K”
Dessa forma, um processador com a designação “K” traz benefícios bem interessantes para usuários que querem ter o máximo desempenho. Primeiro, que ele garante um maior controle de desempenho, já que o multiplicador desbloqueado permite que entusiastas ajustem a frequência do processador para atender a demandas específicas, como jogos pesados, edição de vídeo em alta resolução ou tarefas de renderização.
Além disso, eles também garantem mais flexibilidade para upgrades, então se você está montando um PC que precisa durar vários anos, um processador “K” oferece essa opção de aprimorar o desempenho ao longo do tempo, ajustando o clock quando novas demandas surgirem.
Por fim, esses processadores K também garantem um aproveitamento de resfriamento melhorado, já que eles são indicados para esses tipos de setups que contam com soluções como water coolers ou coolers de alto desempenho, que ajudam a manter temperaturas seguras mesmo em overclock.
Quem deve optar por um processador “K”?
Embora esses processadores que têm K no nome tenham essas vantagens, nem todo usuário precisa disso ou sequer sabe como tirar vantagem desse multiplicador desbloqueado, então não significa que ele é sempre a melhor solução.
Nesse caso ele é mais indicado para perfis como gamers entusiatas, que querem jogar em alta resolução e aproveitar taxas de quadros máximas com o overclocking. Profissionais criativos também podem ser um público alvo, já que editores de vídeo, designers 3D e outros profissionais que lidam com tarefas pesadas podem tirar vantagem do desempenho adicional que o overclocking proporciona.
Além disso, qualquer pessoa que seja entusiasta de hardware, entenda sobre esse processo e gostem de ajustar e personalizar o desempenho de seus PCs se beneficiam da flexibilidade dos processadores “K”.
Para usuários comum, o custo pode não compensar
Já usuários casuais, que usa o computador para tarefas simples como navegação, trabalho de escritório e streaming, geralmente não precisam do potencial de overclock, e podem optar por processadores sem a designação “K”.
Principalmente porque os processadores Intel com a designação “K” geralmente são mais caros do que suas contrapartes equivalentes sem o “K”. Além disso, o custo total de um setup com overclock pode ser ainda maior por causa da necessidade de componentes complementares, como placa mãe compatível, sistemas de resfriamento mais robustos e fontes de alimentação de qualidade.
Ou seja, se você não pretende realizar overclock ou não está disposto a investir em hardware adicional, um processador sem “K” pode oferecer um melhor custo-benefício.
Processadores da linha “KF”
Além dos modelos com “K”, a Intel também oferece versões marcadas com “KF”, como o Intel Core i7-13700KF. Esses processadores também possuem o multiplicador desbloqueado, mas não vêm com gráficos integrados. Isso significa que, para utilizá-los, é necessário ter uma placa de vídeo dedicada. A linha “KF” geralmente é um pouco mais barata, sendo ideal para quem já planeja usar uma GPU robusta.