As placas de vídeo RTX 3090 Ti e RTX 3070 Ti da NVIDIA estão entre as mais aguardadas para quem procura pelo próximo modelo de alto desempenho, porém para quem esperava colocar as mãos em alguma delas até as festas de fim de ano, isso não acontecerá.
Alguns rumores apontavam para um lançamento no dia 17 de dezembro, porém de acordo com o IgorsLab, o lançamento das placas de vídeo da empresa sofreu mais um pequeno atraso e ao que tudo indica elas só serão lançadas no ano que vem.
Leia também:
NVIDIA lança oficialmente RTX 2060 com 12 GB
Nvidia confirma RTX 2060 com 12 GB com lançamento para o próximo dia 7
Placa de vídeo RTX 3090 Ti terá clock de memória de 21 Gbps
Segundo o portal, as amostras iniciais da RTX 3090 Ti podem chegar a tempo da CES 2022, que já está pertinho e acontecerá no dia 5 de janeiro. Porém, o lançamento de verdade da 3090 Ti não vai rolar até perto do Ano Novo Chinês, que acontece no começo de fevereiro.
O atraso é explicado pelo problema que já vem assolando esse mercado há vários meses, que são as restrições de fornecedores, o que acaba impedindo uma produção rápida das novas GPU top de linha. Ainda não se sabe qual será o preço sugerido por elas.
A RTX 3090 Ti deverá ser a nova top de linha da NVIDIA para a linha Ampere com chip GA102 e 10.752 núcleos CUDA, operando a 450W TDP. A placa de vídeo também terá uma memória mais poderosa que ultrapassa os 1000GB/s de largura de banda. Para isso, ela utiliza os módulos atualizados Micro GDDR6X que roda a impressionantes 21Gbps.
Os novos módulos Micron foram atualizados para 2GB por CI, o que significa que a NVIDIA pode reduzir o número de módulos de memória na RTX 3090 Ti para 12 ao invés de 24. Isso também permite com que a empresa possa colocar todo o CI de memória em um lado do cartão, melhorando assim as capacidades de resfriamento para o cartão de memória, o que consequentemente faria com que eles se tornassem mais confiáveis e mais fáceis de produzir.
Placa de vídeo deverá ser lançada apenas na metade de 2022
Já a RTX 3070 Ti é um pouco mais complicada, já que envolve uma competição direta com a Intel, de acordo com o IgorsLab. Como a NVIDIA está provavelmente querendo tornar sua placa de vídeo uma competidora direta da linha ARC da Intel, é possível que ela vá primeiro esperar a concorrente lançar as novas GPUs Arc antes de jogar as suas no mercado.
Em relação a uma data de lançamento, eles acreditam que a Intel só vai entrar no mercado depois dos feriados asiáticos, ou seja, daqui a uns 2 ou 3 meses. Se a NVIDIA está mesmo com planos de só revelar a sua 3070 Ti depois da concorrente, então esse lançamento só deverá acontecer no meio do ano mais ou menos.
E, por último, ele também falou um pouco sobre a RTX 3080 12GB, revelando que ela já não está mais sendo discutida nas suas fontes. Isso pode significar que a placa de vídeo foi cancelada pela NVIDIA dando lugar à 3090 Ti e a 3070 Ti 16GB, o que faria sentido.
A RTX 3080 12GB só chegaria com uma pequena melhoria de 2GB extras em relação a RTX 3080 padrão, o que é realmente bem pequena comparado com os padrões de atualizações hoje em dia. Talvez a empresa ainda tenha planos de aumentar essa capacidade para 20GB para valer a pena um novo lançamento.
Fonte: tomshardware