Na busca por soluções criativas e econômicas para montar um PC para jogos, muitos entusiastas acabam optando por ideias engenhosas, mas que podem não ser as mais seguras e podem ser apenas bizarras mesmo. Um exemplo disso foi o caso de um usuário que, em uma postagem no Reddit, compartilhou sua experiência de montar uma máquina utilizando uma simples caixa de papelão, com componentes antigos.
A configuração conta com um Intel Pentium G620, uma AMD Radeon HD 7770, 32 GB de armazenamento em disco rígido e 4 GB de RAM DDR3. O usuário, no entanto, foi rapidamente alertado pelos comentários sobre o risco que sua “engenhoca” representava não apenas para seu equipamento, mas também para sua segurança pessoal. A combinação de eletricidade, calor gerado pelos componentes e o material altamente inflamável da caixa de papelão gerou preocupações sobre a possibilidade de um incêndio.
Alguns também brincaram com a engenhosa. “Parece um adereço de um seriado britânico de ficção científica do final dos anos 70. Adoro”, escreveu um usuário. Outra pessoa compartilhou que adotou uma ideia parecida com essa. Um servidor montado em uma caixa de papelão. A configuração é Core i9 10900k resfriado por um beQuiet Pure Rock 2, 64 GB DDR4-3200 e fonte de 500W.
Riscos associados à falta de ventilação
Embora a ideia de reaproveitar componentes antigos e economizar nos custos seja atraente, a ventilação adequada é crucial. A caixa de papelão, por não oferecer a mínima estrutura para dissipação de calor, poderia facilmente ser o ponto de falha do sistema. “Eletricidade e calor não se misturam bem com materiais combustíveis”, ressaltaram vários usuários nos comentários. Mesmo com a tentativa do criador de defender a ideia, comparando-a a uma experiência anterior usando uma caixa de LEGO, a maioria não deixou de alertar sobre os riscos envolvidos.
Prevenção e segurança sempre em primeiro lugar
A história serve como um lembrete de que, quando se trata de montagem de PCs, a segurança deve ser uma prioridade. Embora seja possível buscar alternativas criativas e até engraçadas para economizar, a falta de ventilação e refrigeração adequada pode comprometer a longevidade do equipamento e, o pior, colocar em risco a segurança do usuário.
Outro tipo de questão mais recorrente, em relação a esse processo de montar PCs e que também esbarram em um descuido com pontos importantes, é em relação a escolha dos componentes. Por exemplo, uma fonte inadequada para uma determinada configuração pode ocasionar até mesmo um incêndio. Saiba mais sobre esse caso aqui.