A Gigabyte que tem uma das principais placas-mãe para entusiastas de overclock na plataforma AMD Ryzen, com a mobo X570 Aorus Xtreme, agora aposta numa placa mega parruda para entusiastas que irão lidar com processadores Intel de 10ª e 11ª geração Core. A nova mobo em questão é a Z590 Aorus Tachyon.
A placa-mãe Gigabyte Z590 Aorus Tachyon é baseado no chipset Intel Z590, topo de linha para a família Intel. O fator de forma é o Extended ATX. A placa está equipado com dois slots para RAM DDR4, um par de slots PCI Express 4.0 x16 (x16 / x0 ou x8 / x8) e dois slots PCI-E 3.0 x16, porém, funcionam em x4 e modos x1.
Como é uma placa para entusiastas o sistema de alimentação é bem robusto. Um sistema de alimentação de 12 fases baseado em um controlador Intersil ISL69269 PWM, DrMOS 100 ampere Vishay SiC840 DrMOS. A placa também faz uso de capacitores de tântalo.
Para conexão de drives de armazenament0, existem oito portas SATA 6 Gb / s e dois conectores M.2, um dos quais suporta PCI-E 4.0 x4 (ao trabalhar com processadores Rocket Lake-S). O subsistema de som é baseado no codec de áudio Realtek ALC1220-VB. Os recursos de rede são representados pelo módulo sem fio Intel Wi-Fi 6E AX210 e 2,5 Gigabit Ethernet.
Na extremidade direita da placa mais índicios que estamos diante de uma placa de qualidade e para entusiastas. Uma série de indicadores e botões que devem ser do interesse de entusiastas e overclockers. Por exemplo, existem interruptores para firmware UEFI e ativação do modo LN2, botões para controlar o multiplicador do processador, debug led, botões de Power e Reset, entre outras coisas.
Preço e disponibilidade
A Gigabyte Z590 Aorus Tachyon estará disponível nas próximas semanas. O preço sugerido é de US$ 530