Framework Laptop permite a troca de peças com a simplicidade de um desktop

O Framework Laptop 13 destaca-se pelo seu impressionante grau de personalização, permitindo a troca de componentes com uma simplicidade comparável à dos desktops. A maioria das fabricantes permitem que o cliente escolha alguns componentes do notebook na hora da compra. Mas depois que o aparelho chega, só dá pra trocar a unidade de armazenamento e a memória RAM.

Mas no Framework Laptop em breve será possível até mesmo utilizar um processador do tipo RISC-V, abandonando os tradicionais chips x86. Caso você não saiba, a arquitetura RISC-V utiliza um conjunto reduzido de instruções simples e rápidas, proporcionando eficiência energética e de desempenho. Como é de código aberto, permite uso e modificação livre de licenças.

O que é o Framework Laptop

Framework Laptop 13 (imagem: divulgação/Framework)

Muitos fabricantes oferecem personalização limitada em notebooks, focando em CPU e tecnologia de tela. Após a compra, substituir componentes por versões não originais é raro, sendo comum apenas a expansão de RAM ou armazenamento.

A Framework Laptop destaca-se por sua modularidade. Trocar peças nessa linha é simples, permitindo alterações como teclado, tela e seleção de portas de comunicação, incluindo USB e HDMI.

Até a CPU e placa-mãe são intercambiáveis, possibilitando a transição entre chips Intel e AMD conforme a sua necessidade. Recentemente, a Framework revelou uma nova opção de customização: o suporte para chips RISC-V, ampliando ainda mais as opções de atualização.

Como isso é possível?

Framework Laptop 13 (imagem: divulgação/Framework)

A Framework revelou uma nova placa-mãe para seu Laptop 13, equipada com um processador RISC-V. Esse lançamento expande as opções de hardware do dispositivo, que já era compatível com chips Intel e AMD (x86). A criação da placa conta com a colaboração da DeepComputing, conhecida pelo DC-Roma que opera com Ubuntu Linux e é impulsionado por um chip RISC-V.

O coração dessa nova placa-mãe é o StarFive JH7110, um processador RISC-V de 64 bits com quatro núcleos que atingem até 1,5 GHz e uma GPU IMG BXE-4-32 de 600 MHz. No front do software, a Canonical e a Red Hat foram consultadas para assegurar que tanto o Ubuntu quanto o Fedora rodem sem problemas neste novo componente.

Ainda em desenvolvimento, a placa-mãe da Framework não tem previsão de lançamento ou preço definidos. A empresa adverte que o produto mira um público específico:

A placa-mãe é extremamente interessante, mas queremos deixar claro que, nesta geração, ela visa principalmente permitir que desenvolvedores e entusiastas comecem a testar e criar com RISC-V. O conjunto de recursos e o desempenho ainda não são competitivos em relação às placas-mãe para Framework Laptop com tecnologia Intel e AMD.

Nos EUA, os modelos de entrada do Framework Laptop 13 têm preço inicial de US$ 799, cerca de R$ 4.375 na cotação vigente.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!