Segundo uma patente disponível no USPTO (Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA), a Sony está trabalhando para inserir novos recursos no DualSense.
A Sony Interactive Entertainment enviou o requerimento da patente ontem (4), que descreve a inclusão de um transceptor Wi-Fi no controle do PS5 para reduzir a latência no console.
O transceptor é um dispositivo que pode transmitir e receber comunicações, é a combinação de um transmissor com um receptor.
O texto da solicitação da patente é o seguinte:
“Um controle que inclui tanto um transceptor de Bluetooth quanto de Wi-Fi. O controle geraria comandos utilizando ambos transceptores de forma que dispositivos receptores, como servidores web ou consoles, usem o primeiro comando a chegar para reduzir a latência.”
Em português claro, o que a Sony quis dizer é que as ações do jogador enviariam comandos através de ambos transceptores, Bluetooth e Wi-Fi. Com isso, o sinal que chegar primeiro é recebido, ganhando a corrida.
Sony irá lançar um novo DualSense?
A versão atual do DualSense não possui transceptores Wi-fi, então, possivelmente, a patente se refira a um modelo novo do controle.
Mas, também, é possível que a Sony esteja apenas assegurando o domínio sobre uma nova tecnologia.
De acordo análises da imprensa americana, essa invenção é uma “maneira estranha” de reduzir a latência, pois o Bluetooth é uma conexão direta, mas os sinais de Wi-Fi precisam passar pelo roteador. Portanto, seria uma forma menos eficiente para entregar o sinal de entrada.
Sendo assim, o Bluetooth ganharia a corrida, fazendo com que a ideia de um controle com caminhos múltiplos de comunicação seria algo “redundante”.
Leia mais sobre o controle: DualSense: confira as novidades do joystick do PS5