Até 64 núcleos Zen 4c: AMD anuncia CPUs EPYC 8004 Sienna

A AMD revelou, na última segunda-feira (18), a introdução de sua série de CPUs EPYC 8004, apelidada de “Sienna”. Essa nova família de processadores é projetada especificamente para computação de borda, também referida como edge computing, e apresenta variações em comparação com a série EPYC 9004 “Genoa”, que foi recentemente lançada e é direcionada para servidores em data centers.

Leia também
AMD anuncia FSR3; tecnologia também estará disponível para os consoles
AMD anuncia Radeon RX 7800 XT e RX 7700 XT

Arquitetura Zen 4c foca em eficiência energética

AMD EPYC 4th Gen Journey 696x348 1

Os chips dessa nova série contam com até 64 núcleos, todos trabalhando com base na microarquitetura Zen 4c. Trata-se de uma versão ajustada para eficiência energética e economia de energia. Só a título de comparação, a microarquitetura Zen 4 é projetada para alto desempenho e aplicações que demandam uso intensivo de memória.

Mas voltando para a nova linha de processadores AMD EPYC 8004, o modelo mais sofisticado dessa geração é o EPYC 8534P, que possui 64 núcleos e 128 threads.

Um aspecto notável da série “Sienna” da 4ª geração EPYC é a sua compatibilidade com o soquete SP6, projetado para CPUs otimizadas para menor consumo de energia em relação aos modelos focados em alto desempenho. É provável que essa base também seja adotada na série Ryzen Threadripper PRO “Storm Peak”.

A seguir, as características técnicas de cada CPU anunciada:

AMD EPYC 8004 SKU List

Demais características dos chips EPYC 8004 Sienna

Os modelos são categorizados pelos sufixos “P” (configurações de CPU única) e “PN” (configurações aprimoradas para redes de servidores) e têm um TDP (Thermal Design Power) padrão que varia de 80 W a 200 W.

As CPUs de configuração única da série “P” oferecem TDP ajustável, permitindo modificar o perfil de consumo de energia até 225 W, se necessário.

AMD EPYC 8004 Overview

Especificações adicionais abrangem suporte para até seis canais de memória RAM DDR5-4800 com capacidade máxima total de 1,152 TB, conectividade com até 96 lanes de PCI Express de 5ª geração e até 48 lanes CXL 1.1+, suportando as mais recentes tecnologias do setor.

Fabricantes associados podem fazer pedidos do hardware a partir desta semana. Entre os primeiros sistemas que virão equipados com CPUs da linha EPYC 8004 “Sienna”, destacam-se o Dell PowerEdge C6615 e o Lenovo ThinkEdge Se455.

Fonte: Serve the Home

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!