Usando o Slapt-get

O concorrente mais tradicional do Slackpkg é o Swaret (http://freshmeat.net/projects/swaret/), um gerenciador que tenta emular a funcionalidade do apt-get e do urpmi (do Mandriva), oferecendo-se para baixar os pacotes desejados, com a opção de já verificar as famosas dependências (ou seja, se o pacote desejado precisa de outros para funcionar, com a opção de já instalar a turma toda de uma vez). O grande problema é que o projeto está inativo desde 2005, o que levou ao crescimento do Slapt-get, que oferece uma proposta similar.

Como o nome sugere, o Slapt-get se propõe a oferecer um sistema de download automático de dependências, emulando o funcionamento do apt-get e outros gerenciadores de pacotes, mas trabalhando em conjunto com os pacotes e os repositórios do Slackware.

A grande vantagem sobre o Slackpkg é que ele é capaz de trabalhar com vários repositórios simultaneamente, incluindo repositórios não-oficiais como o Slacky, o que simplifica enormemente a instalação de aplicativos com muitas dependências, como o Mplayer.

Você pode baixar o Slapt-get no http://software.jaos.org/. Não existe problema em instalá-lo ou mesmo em usá-lo em conjunto com o Slackpkg ou com o installpkg/pkgtool, de forma que você pode ficar livre para testá-lo e voltar para o Slackpkg ou para o sistema manual se não gostar.

O primeiro passo é, como de praxe, baixar a versão correspondente à versão do Slackware em uso e instalar o pacote usando o installpkg, como em:

# installpkg slapt-get-0.9.12e-i386-1.tgz

Com ele instalado, o próximo passo é especificar os repositórios que serão utilizados, editando o arquivo “/etc/slapt-get/slapt-getrc“.

Por padrão ele inclui:

WORKINGDIR=/var/slapt-get
EXCLUDE=^kernel-.*,^glibc.*,.*-[0-9]+dl$,^devs$,^udev$,aaa_elflibs,x86_64
SOURCE=ftp://ftp.slackware.com/pub/slackware/slackware-12.2/
SOURCE=http://software.jaos.org/slackpacks/12.2/

A primeira linha indica o diretório de trabalho, onde ele armazenará os pacotes e outras informações baixadas. A segunda é uma precaução de segurança, destinada a evitar que alguns pacotes essenciais do sistema sejam removidos ou substituídos. As duas linhas finais são o que realmente interessa, ou seja, os repositórios.

Por padrão, ele inclui apenas o repositório principal do Slackware e o endereço do mirror onde estão disponíveis as atualizações do próprio Slapt-get. Como o repositório raiz do Slackware é lento devido ao grande volume de tráfego, é interessante adicionar o endereço de um dos mirrors do Brasil. Você pode adicionar também um dos mirrors do Slacky ou outro repositório não-oficial, como em:

WORKINGDIR=/var/slapt-get
EXCLUDE=^kernel-.*,^glibc.*,.*-[0-9]+dl$,^devs$,^udev$,aaa_elflibs,x86_64
SOURCE=ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-12.2/
SOURCE=ftp://ftp.slackware.com/pub/slackware/slackware-12.2/
SOURCE=http://software.jaos.org/slackpacks/12.2/
SOURCE=http://darkstar.ist.utl.pt/slackware/addon/slacky/slackware-12.2/

Qualquer usuário mais antigo vai lhe alertar sobre o perigo de adicionar repositórios não-oficiais à lista, já que isso abre brechas para problemas diversos relacionados às versões e a diferenças nas dependências. Entretanto, se você já baixa pacotes dos mirrors não-oficiais regularmente, o argumento perde a força, já que não existe muita diferença entre baixar os pacotes manualmente e instalar, ou adicionar o mirror no Slapt-get e baixar os pacotes a partir dele. A principal dica é sempre prestar atenção nas mensagens e não misturar repositórios com pacotes para versões diferentes do Slackware.

Depois de salvo o arquivo, o próximo passo é atualizar as listas (o que pode demorar um pouco se você adicionou muitos mirrors), usando o:

# slapt-get --update

A partir daí, você pode instalar novos programas usando o “slapt-get –install”, como em:

# slapt-get --install httpd

Apesar do nome não sugerir semelhança, o “httpd” nada mais é do que o pacote do Apache2. Se você ativar o serviço depois de instalado, usando os comandos:

# chmod +x /etc/rc.d/rc.httpd
# /etc/rc.d/rc.httpd start

… e tentar acessar o endereço IP da sua máquina a partir de outro PC da rede, usando o navegador, vai receber o “It works” do Apache, mostrando que o servidor está realmente ativo.

Para remover, use o “slapt-get –remove”, como em:

# slapt-get --remove httpd

O Slapt-get tornaria a instalação do Mplayer do exemplo anterior muito mais simples. Desde que você tenha adicionado um dos mirrors do Slacky no slapt-getrc, você poderia instalá-lo diretamente, usando o:

# slapt-get --install mplayer

O Slapt-get é capaz de checar as dependências e instalar junto os outros 12 pacotes:

Reading Package Lists... Done
The following NEW packages will be installed:
amrnb amrwb faac sqlite libsndfile jack-audio-connection-kit lame libmpcdec
speex twolame x264 xvidcore mplayer
0 upgraded, 13 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
Need to get 16.8MB of archives.
After unpacking 50.2MB of additional disk space will be used.

Ele é capaz também de atualizar o sistema, baixando todas as atualizações que estiverem disponíveis, o que simplifica muito a administração do sistema, já que você não precisa mais baixar e instalar os pacotes da pasta “patches/packages/” manualmente.

Para isso, rode o “slapt-get –update”, para que ele atualize as listas de pacotes e, em seguida, o “slapt-get –upgrade”, como em:

# slapt-get --update
# slapt-get --upgrade

É possível também usar o Slapt-get para atualizar o sistema, migrando para uma nova versão. Para isso, você precisaria editar o arquivo slapt-getrc, alterando a versão de todas as entradas da lista (de “12.1” para “12.2”, por exemplo) e, em seguida, rodar o “slapt-get –dist-upgrade”, como em:

# slapt-get --update
# slapt-get --dist-upgrade

É possível também fazer buscas nos nomes dos pacotes usando a opção “–search“, ou ver uma lista de todos os pacotes disponíveis, usando a opção “–list” e a lista dos pacotes instalados usando a “–installed“.

Você pode ver uma lista rápida das opções disponíveis usando o “slapt-get –help” ou ver a documentação completa acessando a pasta “/usr/doc/slapt-get-$versao”

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X