blank blank

Gerenciamento de pacotes

Como qualquer painel de controle com muitas opções, o YaST é subdividido em diversas seções, que agrupam funções relacionadas.

Começando do topo, a seção Software do painel inclui as opções relacionadas ao gerenciamento de pacotes, que acabam sendo as opções mais usadas no dia a dia. O “Atualização Online” é a ferramenta de atualização manual do sistema, onde você pode ver a lista das atualizações disponíveis, examinar os detalhes dos pacotes e decidir quais atualizações aplicar ou não.

Ele é complementado pelo “Atualização Online Automática“, recurso onde o gerenciador baixa e instala as atualizações de sistema automaticamente, em um horário especificado, criando o agendamento usando o Cron:

O “Gerenciamento de Software” serve como um gerenciador avançado de pacotes. Ele possui duas interfaces. A default é baseada no conceito de mecanismo de busca, onde você localiza os pacotes e bibliotecas usando a busca, marca todos os que deseja instalar ou remover (o que faz com que as dependências sejam também marcadas automaticamente) e clica no “Aceitar” para aplicar todas as alterações de uma vez. Para acessar a visualização em categorias, clique no “Filtro > Grupos de Pacotes”.

O “Repositórios de Software” permite configurar os repositórios utilizados pelo gerenciador de pacotes, adicionando ou removendo endereços. Uma configuração comum é desativar o “openSUSE-DVD”, o que faz com que o gerenciador passe a baixar todos os pacotes via web, em vez de pedir o DVD de instalação:

Para instalar um pacote diretamente via terminal, sem precisar abrir o yast, acessar o gerenciador de software e localizar o pacote usando a busca, use o comando “yast2 –install”, seguido pelo pacote desejado, como em:

# yast2 --install samba

Isso fará com que o gerenciador de software seja aberto diretamente, iniciando a instalação do pacote solicitado. Se estiver em modo texto, use o comando “yast –install”, que faz a mesma coisa, porém usando a interface em modo texto.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário