Computadores e notebooks estão mais caros, principalmente por causa da falta de peças, porém isso não foi suficiente para impedir que os brasileiros continuassem investindo em produtos gamers no ano de 2021. Pelo contrário, as vendas nessa categoria tiveram um aumento significativo.
Leia também:
Intel Arc: esse é o nome da linha de placas de vídeo gamer da gigante de Santa Clara
Consórcio Gamer Santander oferece créditos a partir de R$ 5 mil para compra de periféricos gamer
Aumenta nas vendas de produtos gamers
A GfK anunciou que as vendas de notebooks gamers cresceram mais de 135% durante o segundo trimestre de 2021 quando comparado ao mesmo período no ano passado. Isso significa um crescimento constante, já que no ano passado, esse mesmo período já tinha apresentado um aumento de 40% em relação ao anterior.
Os notebooks não foram os únicos, já que os monitores gamers também tiveram um aumento em suas vendas. Segundo a GfK esse aumento foi de 120% esse ano quando comparado ao ano passado. E no ano passado essas vendas também já tinham subido 120% em relação a 2019.
Os headsets também continuam subindo suas vendas. De 2019 para 2020 houve um aumento de 195% nas vendas desses acessórios e agora de 2020 para 2021 no período do segundo trimestre do ano, o aumento foi de 5%.
E, por fim, os consoles que tiveram crescimento de 35% tanto de 2019 para 2020 quanto de 2020 para 2021.
Apesar do aumento de alguns aparelhos por conta da alta demanda e pouca oferta, os preços deles conseguiram se manter um pouco graças a redução do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) que foi aplicado em jogos eletrônicos e acessório.
Esse IPI para os aparelhos relacionados a jogos eletrônicos já diminuiu 3 vezes esse ano, cortando cerca de 83 milhões de reais na arrecadação. Como exemplo, os impostos aplicados para consoles que não contam com tela acoplada caíram de 22% para 12% e os para dispositivos portáteis com tela foi para zero.
Muito das vendas também pode ter sido impulsionado pela pandemia e pela necessidade de um entretenimento caseiro e remoto com os amigos. Isso fez com que esse tipo de categoria ganhasse ainda mais espaço e visualização e até pessoas que não conheciam passaram a integrar o grupo de gamers.