Selo PS5 Pro Enhanced também pode ser aplicado em jogos que rodam somente a 30 fps

Com o lançamento próximo do PS5 Pro, a Sony está se preparando para introduzir o selo PS5 Pro Enhanced, que destacará os jogos otimizados para a nova versão do console.

Embora muitos jogadores esperem melhorias significativas em termos de resolução e taxa de quadros, entretanto, ao que tudo indica o selo Enhanced poderá ser aplicado até em jogos que rodem a 30 fps.

Leia também:

PlayStation anuncia atualização do sistema do PS5; confira as novidades
Mesmo com preço elevado, analistas projetam que PS5 Pro venderá bem

Selo PS5 Pro Enhanced poderá ser dado em diversas situações

PS5 Pro Enhanced

A Sony fez uma apresentação para anunciar o novo PlayStation 5 Pro, ou PS5 Pro, e a empresa deixou claro que um dos objetivos do nosso console seria conseguir balancear a qualidade de gráfico e resolução com uma taxa de quadros mais alta de 60 FPS do modo desempenho.

Porém, ao que parece, essa taxa de quadros de 60 FPS não será exatamente uma exigência para que um jogo ganhe o selo confirmando que ele foi aprimorado para o novo hardware.

De acordo com o The Verge, algumas fontes que são ligadas à empresa confirmaram que os desenvolvedores terão a flexibilidade de escolher como otimizar seus títulos para o PS5 Pro, e o rótulo Enhanced será atribuído mesmo que o jogo mantenha uma taxa de 30 fps, desde que haja melhorias significativas em outros aspectos.

Isso inclui a implementação da nova tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), que faz upscaling para 4K enquanto mantém uma taxa de quadros estável. Além disso, os efeitos de Ray Tracing poderão ser habilitados, trazendo visuais mais realistas e iluminação aprimorada, mesmo que a taxa de quadros permaneça a 30 fps.

A Sony também permitirá que desenvolvedores aumentem a resolução-alvo de jogos que rodam com uma resolução fixa ou variável no PS5 tradicional. Por exemplo, um jogo que opere em uma resolução de 1080p a 1440p no PS5 poderá rodar em uma faixa de 1280p a 2160p no PS5 Pro, mantendo a mesma taxa de quadros. Mesmo sem aumentar a taxa de quadros para 60 fps, esses ajustes na resolução serão suficientes para que o título receba o selo PS5 Pro Enhanced.

O modo gráfico exclusivo do PS5 Pro

A Sony está pedindo aos desenvolvedores que criem um modo gráfico exclusivo para o PS5 Pro, combinando o PSSR com uma taxa de 60 fps e Ray Tracing. No entanto, o selo Enhanced também poderá ser aplicado em jogos que não atendam a esses critérios, desde que haja melhorias notáveis, como a resolução aumentada ou a adição de novos efeitos visuais.

Essa flexibilidade é semelhante ao que vimos com o PS4 Pro, onde os desenvolvedores podiam escolher quais aspectos do jogo queriam melhorar. Jogos aprimorados para o PS5 Pro terão esse rótulo destacado nas embalagens físicas e nas páginas da PlayStation Store, tornando mais fácil para os jogadores identificarem títulos que foram otimizados para o novo hardware.

Modo ultra-boost e jogos não otimizados

Outra novidade do PS5 Pro é o modo ultra-boost, que permitirá que alguns jogos antigos rodem com desempenho melhorado, especialmente aqueles que suportam VRR (taxa de atualização variável). No entanto, a Sony já advertiu que muitos jogos não mostrarão grandes melhorias nesse modo, especialmente aqueles com resolução fixa ou configurações gráficas estáticas.

Mesmo sem atualizações do SDK (Software Development Kit) da Sony, alguns jogos poderão tirar proveito do PSSR para realizar o upscaling e também acessar a memória adicional do sistema no PS5 Pro. Isso pode garantir melhorias de desempenho em determinados títulos, ainda que não se qualifiquem para o selo Enhanced.

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!