Nesta terça-feira (30) a PUBG Corporation anunciou que a partir do dia 29 de abril de 2021 o jogo PUBG Lite encerrará as suas atividades. Isso mesmo, não será mais possível jogar o game a partir desse dia. O anúncio foi dado com quase um mês de antecipação.
Em outras palavras, o jogo PUBG Lite realmente será descontinuado e não apenas vai deixar de receber suporte e atualizações. Se bem que faz mais de um ano que o jogo não recebe nenhuma atualização relevante. O site oficial do jogo exibe apenas uma mensagem de despedida e explicando superficialmente a situação. Não é mais possível baixar a versão lite do jogo.
Eis o cronograma de ação da PUBG Corporation:
- 30 de março de 2021: O site lite.pubg.com será desativado e novos downloads estarão indisponíveis.
- 29 de abril de 2021: Encerramento total do jogo.
- 29 de maio de 2021: O suporte aos jogadores de PUBG Lite também será encerrado.
Veja a mensagem que os desenvolvedores colocaram no site oficial:
“Somos profundamente gratos pela paixão e apoio dos fãs de PUBG LITE que estiveram com a gente por todo esse tempo. Durante os tempos difíceis da pandemia do COVID-19, esperamos que o PUBG LITE tenha oferecido aos fãs uma maneira divertida de se manterem seguros.
Infelizmente, depois de muitas considerações, tomamos a difícil decisão de encerrar o serviço e chegou a hora de nossa jornada terminar.”
Nos próximos 30 dias que faltam para o encerramento do game você pode continuar jogando normalmente. Inclusive recomendo que você gaste os seus créditos e as L-Coin, caso tenha em sua conta. Depois do dia 29 de abril elas não vão servir para nada.
A empresa também falou sobre o destino da página no jogo no Facebook. Por enquanto ela ainda será mantida para os fãs relembrarem os bons tempos do jogo ou para protestarem, quem sabe. A equipe de desenvolvimento ainda deu a entender que vai desligar a página posteriormente, mas não deu nenhuma data para isso.
O PUBG Lite foi lançado em um período onde o jogo estava em alta. Foi um dos primeiros jogos do tipo battle royale a fazer um sucesso massivo, reunindo milhões de jogadores simultâneos. Porém, o preço alto do game junto com os requisitos avançados de hardware deixavam muita gente de fora.
Daí foi lançado o PUBG Lite, que era gratuito e tinha gráficos menos trabalhados, o que possibilita rodar em computadores mais básicos. Entretanto, com o tempo o jogo caiu em popularidade e foi perdendo bastante espaço para outros jogos battle royale, como Fortnite e Free Fire.
Devido a isso imagina-se que PUBG tenha deixado de ser tão lucrativo. Portanto, não faz sentido manter uma versão Lite, que só consome recursos financeiros, enquanto a versão paga não voltar aos tempos áureos.