O enigma por trás do sucesso: por que o desenvolvedor de Balatro nunca aparece?

Mesmo diante do sucesso estrondoso de Balatro, seu desenvolvedor conhecido apenas como LocalThunk permanece anônimo

Em um setor onde as personalidades muitas vezes ofuscam suas criações, existe um fenômeno raro no mundo dos jogos digitais. Balatro, o jogo de cartas roguelike que conquistou o mundo dos games em 2024, esconde seu criador e desenvolvedor, que continua anônimos.

Há pouco tempo, o jogo recebeu quatro prêmios no Game Developers Choice Awards, incluindo o cobiçado Game of the Year, e mesmo assim, ao contrário da maioria dos desenvolvedores que aproveitariam o momento de glória, o criador do jogo não subiu ao palco para receber suas honrarias. Mas por que?

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O misterioso LocalThunk

Balatro

Conhecido apenas pelo pseudônimo “LocalThunk”, o desenvolvedor de Balatro simplesmente escolheu se manter afastado dos holofotes, mesmo diante do impressionante sucesso comercial e crítico de sua criação. Em seu lugar, representantes da Playstack, a editora do jogo, como o diretor de comunicações Wout van Halderen, assumiram a responsabilidade de aceitar os prêmios em nome do criador.

“A equipe faz isso para dar ao LocalThunk a liberdade de trabalhar no estilo que ele gosta, o que respeitamos completamente”, explicou Liz Cheng-Moore, diretora de marketing da Playstack. “Esse é nosso trabalho”, complementou van Halderen.

Um arranjo incomum, mas respeitoso

Essa dinâmica peculiar foi cuidadosamente planejada antes mesmo de cerimônias anteriores, como o The Game Awards, onde Balatro venceu três categorias e foi indicado para Jogo do Ano. O desejo de continuar anônimo não significa que o desenvolvedor seja indiferente aos fãs ou à indústria, pelo contrário. O arranjo representa um equilíbrio entre seu desejo por privacidade e o respeito pelo reconhecimento que o jogo recebeu.

Embora LocalThunk tenha comparecido à Game Developers Conference para encontros com outros desenvolvedores, a equipe da Playstack acredita que ele continuará mantendo seu anonimato perante o público. “Não é que ele queira ser o próximo Banksy”, esclarece Cheng-Moore, referindo-se ao famoso artista anônimo. “Ele simplesmente prefere não estar sob os holofotes.”

Sucesso estrondoso de Balatro

Balatro

O impacto de Balatro no mercado de jogos é incontestável. Lançado após uma série de demos que já haviam cativado o público, o jogo rapidamente conquistou crítica e jogadores. Meses após seu lançamento inicial, chegou às plataformas iOS e Android, acumulando mais de 5 milhões de cópias vendidas até janeiro.

O mistério em torno do criador se estende à sua forma de trabalhar. Segundo Cheng-Moore, o blog recente do desenvolvedor foi algo que ele mencionou em um dia e lançou no dia seguinte: “É totalmente feito por ele”.

Quanto à aguardada atualização 1.1 de Balatro, prevista para este ano, van Halderen comenta: “Acho que ele vai nos surpreender um dia dizendo ‘ei, aqui está a versão 1.1’. Ele trabalha melhor com essa liberdade, porque foi assim que criou Balatro inicialmente. Sem prazos rígidos, sem estresse. Ele podia apenas explorar, e foi assim que a mágica aconteceu.”

O diretor de comunicações admite que não viu absolutamente nada do que LocalThunk está preparando: “E eu meio que gosto disso, porque também ficarei surpreso.”

Fonte: The Verge

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