O Nintendo 64 é um dos consoles mais amados de todos os tempos e foi onde muita gente conheceu clássicos, como The Legend of Zelda: Ocarina Of Time, GoldenEye 007 e Super Mario 64.
Esse amor pelo Nintendo 64, o último console da Nintendo a utilizar cartuchos – o que dá um nível a mais de nostalgia – é compartilhado por um gamer americano, do longínquo estado de Massachusetts, que construiu um dispositivo que se tornou o menor Nintendo 64 do MUNDO!
Gunnar Turnquist é o nome desse gamer, que decidiu quebrar as barreiras da inovação. De acordo com ele, a inspiração foi o amor que ele tem pelo console, pois o N64 foi o primeiro videogame de sua vida.
Para criar esse console único, entretanto, Gunnar teve que reduzir a placa-mãe do Nintendo 64 para um tamanho minúsculo. Em seguida, para garantir o funcionamento perfeito dessa placa-mãe, ele precisou mapear as conexões cuidadosamente e cabear os pequeninos circuitos.
O resultado foi um console de 8,4 cm de altura, 11,8 cm de largura e 4,50 cm de profundidade, que entrou oficialmente para o Guinness Book, o livro dos recordes mundiais.
Gunnar postou um vídeo no seu canal do YouTube explicando como ele construiu esse Nintendo 64 e outros consoles.
A tela LCD do mini N64 é de 3,5 polegadas e possui uma bateria que dura uma hora e meia. O dispositivo, além disso, conta com os botões do controle do Nintendo 64 totalmente funcionais.
Gunnar afirmou que a vontade de criar consoles portáteis modificados começou quando ele tinha 13 anos. Com essa idade, ele começou a estudar eletrônica e assistir a vídeos de outros gamers personalizando consoles.
Segundo ele, foram necessários 10 anos de estudo para aperfeiçoar sua técnica, estudando novas formas de criação em cada item produzido.