Este é um PS5 com refrigeração líquida

Um casemodder especializado em criar mods para PCs resolveu se aventurar em um novo universo, ou melhor, em uma nova plataforma. O novo console da Sony, o PlayStation 5, foi o alvo do profissional. Desde o seu lançamento, em novembro de 2020, o PS5 já passou pela mão de alguns artistas. Já até falamos aqui sobre um PS5 de 3 metros de altura e que ganhou pinturas bem artísticas.

Pois bem, nesse caso em específico, o PlayStation 5 foi desmontado para receber um recurso que não foi projetado pela Sony: refrigeração líquida. O casemodder projetou um water cooler especialmente para o videogame.

O que é refrigeração líquida?

Se você não sabe, a refrigeração líquida é uma técnica usada para diminuir a temperatura de componentes eletrônicos de maneira substancial sem aumentar o nível de ruído. Nos computadores de mesa temos alguns blocos de cobre sobre os componentes, como processador e memória RAM. Esses blocos são interligados por mangueiras, que transportam o líquido refrigerante, que passa em temperaturas muito baixas.

Esse líquido refrigerante rouba o calor dos componentes eletrônicos. O líquido percorre todo o trajeto com a ajuda de um motor, que bombeia o líquido através das mangueiras. No final do percurso o líquido refrigerante chega em um radiador, que volta a resfriar o líquido que começará todo o trajeto novamente.

alpha prime 5

Geralmente, esse sistema de refrigeração líquida é muito utilizado em PCs gamer de alto desempenho e caríssimos. Eles são bem eficientes em diminuir a temperatura do processador, da placa de vídeo e da memória RAM. Além disso, há o bônus do ruído diminuir bastante. Afinal de contas, há poucas ventoinhas girando em altas velocidades e fazendo barulho. O meu computador mesmo parece uma turbina de avião.

E o PS5 com refrigeração líquida?

O profissional responsável por essa proeza disse que esta é apenas a primeira versão do PS5 com refrigeração líquida. Veja só o que ele comentou:

Esta é apenas a primeira versão do PS5 refrigerado a água, haverá muito mais versões. Continuamos [a] nos preparar para [uma] versão comercial e também prontos para integrar o PS5 refrigerado a água em um de nossos próximos PCs, não perca

Se você já viu o PS5 de perto ou mesmo em vídeo já viu que ele é bem grande. O tamanho avantajado do console se deve ao sistema de resfriamento escolhido pela Sony. Há um grande cooler de 120 mm, além de heatpipes de cobre enormes que ajudam a dissipar o calor.

Mas, com a refrigeração líquida o PS5 ficou bem menor. Ou seja, o casemodder conseguiu otimizar o espaço útil do videogame e ainda melhorar o resfriamento, deixando os componentes eletrônicos em temperaturas ainda mais baixas. Para você ter uma ideia, nessa customização o PS5 perdeu o grande cooler de 120 mm.

Infelizmente, os estoques de PS5 em todo o mundo ainda estão esgotados ou muito baixos. Há uma fila de espera enorme para comprar o videogame. E os modelos vendidos no mercado cinza estão com preços exorbitantes. Aqui no Brasil tem gente cobrando entre R$ 7 mil e R$ 9 mil por um PlayStation 5. O jeito é esperar alguns meses para a Sony normalizar a produção para poder comprar um sem refrigeração líquida mesmo

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!