A desenvolvedora de jogos de corrida Codemasters foi comprada pela gigante Electronic Arts pelo valor de US$ 1,2 bilhão! Codemasters é responsável por franquias de sucesso como Dirt, F1 e Grid. A EA anunciou a compra em um press release divulgado nesta segunda-feira (14).
O curioso é que a Electronic Arts conseguiu fazer a compra nos 47 do segundo tempo. Isso porque a Take-Two já havia oferecido US$ 994 milhões em novembro para a aquisição da Codemasters. E o negócio estava praticamente fechado. Inclusive, a Take-Two já tinha anunciado que fecharia o negócio já no primeiro trimestre de 2021.
Mas aí chegou a EA com alguns milhões de dólares a mais, cobrindo a oferta feita pela Take-Two. A Electronic Arts também planeja concluir a aquisição ainda no primeiro trimestre de 2021. É claro que a Take-Two pode tentar cobrir a oferta, mas levando em consideração o capital das duas empresas, é pouco provável que isso aconteça.
Andrew Wilson, CEO da Electronic Arts, disse que “admira o talento criativo e os jogos de alta qualidade da Codemasters há muitos anos”. Ele ressaltou que as tecnologias da EA, a experiência em diversas plataformas e o alcance global permitiriam a eles aumentar as franquias existentes e oferecer mais experiências de corrida que definem a indústria desse segmento.
A franquia de jogos de corrida da EA é a Need for Speed, que teve como último representante a remasterização do sucesso de 2010, Need for Speed: Hot Pursuit. Porém, os lançamentos da franquia dos últimos 10 anos foram inconsistentes, o que levou a empresa a fechar o estúdio de Gotemburgo, na Suécia, responsável por desenvolver os últimos 3 jogos da franquia Need for Speed.
Como seria muito mais caro, difícil e demorado reformular toda a franquia, a electronic Arts achou melhor adquirir uma empresa que já está sendo bem-sucedida com seus jogos de corrida.
Sendo assim, a Codemasters irá se juntar às outras 5 empresas já compradas anteriormente pela EA, a saber: BioWare, Maxis, Pogo Studios, PopCap Games e Respawn Entertainment.
Fonte: Polygon