Borderlands é uma franquia icônica no mundo dos videogames, mas o seu filme não parece aproveitar nem mesmo os resquícios desse sucesso. Tendo sido lançado no cinema essa semana, o longa já está colecionando uma longa lista de críticas negativas.
Desde que o filme foi anunciado e os trailers liberados, muitos fãs já pareciam descrentes de que realmente seria bom. Infelizmente a obra final não mudou essa opinião e, pelo visto, pode até ter calado a boca de quem disse que poderia ser algo bom. Confira algumas críticas.
Leia também:
Filme de Bioshock ainda será feito pela Netflix, mas com uma restrição
Os melhores filmes de Hugh Jackman e Ryan Reynolds, o Wolverine e Deadpool dos cinemas
Críticos detonam filme de Borderlands
O tão aguardado filme Borderlands estreou recentemente e, infelizmente, não conseguiu agradar nem fãs nem críticos. Logo depois de começar a ser exibido nos cinemas, as opiniões negativas se espalharam rapidamente, resultando em uma aprovação de apenas 3% no Rotten Tomatoes, o famoso agregador de críticas de filmes.
Esse índice subiu levemente, e no momento dessa matéria ele está em 6% por parte dos críticos e 48% por parte do público.
Isso o coloca em uma posição desconfortável na lista dos 100 piores filmes de todos os tempos, além de entrar para o ranking de Piores Blockbusters de Todos os Tempos, ficando atrás apenas de pérolas como O Último Mestre do Ar de 2010, que tem 5% de aprovação dos críticos.
“Não é interessante o suficiente nem para ser ruim”
Alguns canais de mídia já lançaram suas críticas, como foi o caso de David Fear, do Rolling Stones, que descreveu o filme como “um insulto aos gamers, amantes de filmes e formas de vida baseadas em carbono.” Fear questionou se o único propósito de Borderlands era fazer com que outras adaptações de videogames parecessem melhores em comparação.
Ele concluiu que o filme é “um desperdício horrendo de tempo, talento e pixels”, nem mesmo o desempenho da atriz Cate Blanchett, que interpreta uma das protagonistas, conseguiu salvar a produção.
No IGN, um site onde adaptações de videogames costumam receber críticas mais brandas, o filme também não se saiu bem. O crítico Matt Donato deu ao filme a classificação de “Terrível”, destacando que ele não conseguiu corresponder ao potencial que os jogos oferecem. Os cenários do filme, embora divertidos, são apresentados de forma rasa e insatisfatória, comparáveis a um único biscoito de arroz.
Até a Variety expressou desapontamento com o filme. Peter Debruge observou que “No momento em que ‘Borderlands’ desbloqueia seu cofre, nem mesmo os personagens parecem se importar com o que está dentro,” refletindo a falta de envolvimento emocional do público.
William Bibbiani, do The Wrap, fez um dos resumos mais incisivos sobre a recepção crítica do filme. Ele destacou que Borderlands tenta emular outros filmes de sucesso, mas falha em encontrar sua própria identidade, algo que poderia ter sido inspirado nos jogos.
Bibbiani disse: “O maior problema com ‘Borderlands’ de Eli Roth não é que seja ruim, mas sim que não é interessante o suficiente para ser ruim. É um produto de massa sem personalidade. Todas as suas arestas foram suavizadas para que pudesse ser seguro e convencional, mas acabaram indo longe demais e quase nada restou. É tecnicamente um filme baseado em ‘Borderlands’. Não muito mais que isso.”
Com um desempenho tão fraco nas críticas, o filme Borderlands enfrentará um desafio significativo para conquistar o público e recuperar o investimento em uma produção que prometia muito mais do que entregou. A esperança é que futuras adaptações de videogames possam aprender com os erros dessa tentativa e proporcionar uma experiência cinematográfica que realmente capture a essência dos jogos que inspiram tais produções.
Fonte: pcgamer