Um rapaz chamado Austin Evans, que tem um canal no YouTube de mesmo nome, fez uma descoberta interessante a respeito do controle do Playstation 5, chamado de Dual Sense. Ele testou o controle em celulares Android e até mesmo em computadores e viu que ele não só é reconhecido, mas funciona. Com algumas limitações, é claro.
No vídeo, que você poderá conferir no final da matéria, vemos Austin com a caixa do Dual Sense. Ele fala que recebeu antecipadamente para testes, faz um unboxing e começa com a sua “bateria de testes”.
Primeiro ele testa em um Pixel 5, smartphone do Google lançado recentemente. O Dual Sense se conecta normalmente, sendo reconhecido como um controle Bluetooth. Ele funciona normalmente, sendo possível jogar o game Forza Horizon 4 sem problemas. Porém, as funções de vibração e o sensor háptico não funcionam, justamente por terem sido pensadas para os jogos do PS5.
Depois, Austin Evans testa o controle do PS5 em um notebook, onde ele também é reconhecido via Bluetooth. O Dual Sense também é totalmente funcional, mas ainda sem ativar as duas funções mencionadas no parágrafo anterior. E, por fim, ele testa em um PS4 onde, surpreendentemente, o Dual Sense não funciona. Ele é reconhecido como controle Bluetooth, mas apenas o microfone fica funcional, não sendo possível controlar nenhum game com ele.
Como o garoto Austin não testou o Dual Sense em nenhum dispositivo iOS, como iPhone ou iPad, não temos como saber se ele funciona também nos aparelhos da Apple. É provável que sim, mas não podemos afirmar com 100% de certeza. Só testando. Vou perguntar ao meu chefe se ele me arruma um iPad e um PS5 para fazer esses testes em nome da ciência (Vai que cola).
Na caixa do controle do PS5 ainda vemos a inscrição: “Compatível com PS5”. Não há a menção a nenhuma outra plataforma. Mas pode ser que a Sony torne o PS4 compatível com uma simples atualização de sistema.
O Playstation 5 será lançado no dia 12 de novembro nos Estados Unidos e Japão e em 19 de novembro em outros mercados, o que inclui o Brasil. A versão com suporte a mídia física vai custar R$ 4.999 e a com mídia digital apenas custará R$ 4.499. Agora veja o vídeo do Austin Evans: