Você sabia que é possível jogar no Xbox One com mouse e teclado, ao invés do controle? Muitos jogadores não sabem disso. Para quem jogou a vida inteira no PC (como este redator que vos fala) esta possibilidade se mostra bem oportuna. Afinal de contas, o mouse e o teclado possuem uma dinâmica totalmente diferente, dando mais agilidade e opções para o gamer.
Neste artigo nós iremos ensinar como você pode configurar o uso do teclado e mouse no seu Xbox One. O procedimento não é tão difícil, mas é preciso ter consciência que não são todos os jogos e aplicativos que dão suporte a estes periféricos. Então vamos lá!
Leia também
Xbox Live Gold e Game Pass: Quais as diferenças?
A evolução do Xbox: 360, One e Series X/S
Configuração do mouse
Antes de mais nada, é preciso informar que o Xbox One só suporta mouses com fio. Se você possui um mouse Bluetooth, infelizmente não conseguirá conectá-lo facilmente ao console. Para isso você precisará primeiro comprar um dongle USB, plugá-lo no Xbox One e então parear com o seu mouse Bluetooth. Mas este é um procedimento um pouquinho mais complicado.
Para este tutorial iremos levar em conta a utilização apenas dos mouses com fio. Além disso, você precisa entrar nas configurações dos jogos e habilitar a navegação por mouse. Isso se eles tiverem suporte, né?
Leve em consideração também outras informações, tais como:
- Não dá para usar o mouse na tela inicial do Xbox e nem na interface do usuário, mesmo depois de configurado;
- Para configurar o mouse (passo a passo abaixo) é preciso usar o controle do Xbox One;
- O mouse também não funciona no navegador Microsoft Edge.
Tutorial
Siga o passo a passo abaixo para configurar o seu mouse:
- Passo 1. Aperte o botão Xbox no joystick para abrir o painel de configuração;
- Passo 2. Na tela de configuração vá em “Perfil e Sistema”, depois clique em “Configurações” e, por fim, em “Dispositivos e conexões”;
- Passo 3. Agora você deve ir até a opção “Mouse”. Lá você terá diversas opções de configuração, tais como velocidade do ponteiro e as funções dos botões esquerdo e direito. Então é só configurar do jeito que você achar melhor.
Configuração do teclado
O teclado é muito mais fácil de configurar. Ou melhor, você nem vai precisar configurar, só conectá-lo na porta USB. O próprio sistema do Xbox One vai reconhecer e habilitar o teclado para uso.
Inclusive, você pode usar o teclado para navegar na interface de usuário do Xbox One, navegar pelos menus e até inserir texto muito mais rapidamente. Outra vantagem de usar teclado é que você pode usar os atalhos para economizar tempo.
Atalhos do teclado
Veja alguns atalhos do teclado que podem ser úteis para usar no Xbox One:
- Tab – Ir para o próximo item/menu;
- Shift + Tab – Ir para o item/menu anterior;
- WinKey – Abrir o painel de configurações;
- Barra de espaço ou Enter – Selecionar o item/menu;
- Esc – Voltar;
- Y – Abrir a barra de busca;
- WinKey + M – Abre o menu;
- WinKey + V – Altera o modo de exibição;
- Setas direcionais – Move o cursor de seleção para cima, para baixo e para os lados.
Jogos que dão suporte a teclado e mouse
Como falamos no início desse artigo, não são todos os jogos que podem ser jogados via teclado e mouse. Para isso, a própria desenvolvedora do game precisa incluir essa opção nas configurações e preparar o jogo para obedecer os comandos do teclado e mouse.
Entretanto, é bem comum que os jogos de tiro em primeira pessoa tenham suporte a esses periféricos, visto que é muito mais fácil e eficiente controlar a movimentação e a mira da arma com o mouse. Abaixo você confere uma lista de alguns jogos para Xbox One que podem também ser jogados com teclado e mouse:
- ARK: Survival Evolved;
- Assassin’s Creed: Valhalla;
- Call of Duty: Black Ops Cold War;
- Call of Duty: Modern Warfare;
- Call of Duty: Warzone;
- DayZ;
- DOOM 64;
- Five Nights at Freddy’s;
- Five Nights at Freddy’s 2;
- Five Nights at Freddy’s 3;
- Five Nights at Freddy’s 4;
- Fortnite;
- Gears 5;
- Metro Exodus;
- Minecraft;
- Roblox;
- Sniper Elite V2 Remastered;
- State of Decay 2;
- The Medium;
- The Sims 4;
- War Thunder;
- World of Tanks.
Esses são apenas alguns dos jogos que trazem suporte a teclado e mouse no Xbox One. Obviamente existem outros. E a tendência é que cada vez mais títulos possam ser aproveitados via teclado e mouse. É até uma forma da Microsoft atrair mais usuários para o seu console.