A Acer, geralmente mais conhecida por seus laptops e desktops, está finalmente entrando na corrida dos PCs portáteis para jogos, um mercado que tem ganhado força nos últimos anos e ganhado cada vez mais opções.
Isso porque a empresa acaba de anunciar o Acer Nitro Blaze 7, seu primeiro dispositivo projetado para competir diretamente com gigantes como o Steam Deck e o Asus ROG Ally. O Nitro Blaze 7 promete oferecer uma experiência robusta de jogos em um formato compacto e portátil. Conheça mais sobre ele!
Leia também:
Antec Core HS, um portátil para jogos com teclado físico e Ryzen 7 7840U
GPD Pocket 4: conheça o primeiro console portátil com o processador AMD Ryzen AI 9 HX 370
Tela de 7 polegadas com taxa de atualização de 144Hz
O Acer Nitro Blaze 7 se destaca visualmente com um design que chama a atenção, combinando um acabamento em preto brilhante e detalhes em vermelho. No entanto, o que realmente chama a atenção é a tela.
Assim como o nome do dispositivo sugere, a Acer optou por uma tela IPS de 7 polegadas, com resolução de 1080p e taxa de atualização variável que pode chegar a 144Hz, um valor que supera o Steam Deck original e até mesmo o novo modelo OLED.
Segundo a Acer, a tela é nativamente em modo paisagem, uma configuração ideal para jogos. Porém, é importante ressaltar que no caso do Nitro Blaze 7, o painel é um LCD e não um OLED.
Nitro Blaze 7 conta com ótimo desempenho
No coração do Nitro Blaze 7 está o chip Ryzen 7 8840HS, um processador potente que, combinado com a GPU integrada Radeon 780M, promete desempenho sólido para a maioria dos jogos disponíveis no mercado.
Com 16GB de memória a 7500 MT/s, o Nitro Blaze 7 oferece um leve avanço em comparação com outros modelos, como o ROG Ally original, que possuía 6400 MT/s. A capacidade de armazenamento também impressiona, com opções de SSD que vão até 2TB, permitindo que os jogadores armazenem uma grande biblioteca de jogos e dados. Isso é interessante até porque hoje em dia muitos jogos AAA acabam tendo tamanhos enormes.
Bateria e conectividade são destaque
A duração da bateria é um detalhe importante para qualquer dispositivo portátil, e o Nitro Blaze 7 pelo visto não vai decepcionar nesse quesito. Equipado com uma bateria de 50 watt-hora, ele oferece uma autonomia interessante, suficiente para várias horas de jogo longe de uma tomada. Porém, quando comparado ao Asus ROG Ally X, que possui uma bateria de 80 watt-hora, o Nitro Blaze 7 pode ficar em desvantagem.
Porém ele se destaca em outros aspectos, e um deles é a conectividade. O Nitro Blaze 7 vem com duas portas USB4, uma delas estrategicamente posicionada na parte inferior do dispositivo, permitindo aos usuários escolherem onde preferem carregar e acoplar seu dispositivo (uma flexibilidade bem-vinda para diferentes configurações de uso).
Ele tem suporte para Wi-fi6 e USB-C, além de contar com um slot para adicionar microSD e aumentar a capacidade de armazenamento.
Nitro Blaze 7 conta com teclas dedicadas
Uma escolha de design que pode surpreender alguns é a ausência de touchpads e botões traseiros, comuns em outros dispositivos portáteis. Essa decisão pode dividir opiniões, mas a Acer parece ter compensado com a inclusão de várias teclas dedicadas, como botões de troca de modo, uma tecla específica para abrir o teclado virtual e um atalho para abrir a biblioteca de jogos.
Esses recursos podem simplificar a navegação e a experiência geral do usuário, especialmente em jogos que exigem acesso rápido a diferentes modos e configurações. Isso também é interessante se levarmos em conta que o Nitro Blaze 7 roda o Windows 11, mas como não existe uma parceria com a Microsoft, dificilmente vai rolar algum tipo de melhoria de interface para PC portátil no sistema.
Além disso, ele roda uma espécie de interface própria da empresa, chamada de Acer Game Space, que traz uma sensação mais parecida com console na hora de navegar entre a biblioteca de jogos.
Preço poderá ser diferencial
Embora o Nitro Blaze 7 tenha especificações respeitáveis, ele enfrenta uma forte concorrência, especialmente do Asus ROG Ally X, que atualmente é o líder do mercado de portáteis com Windows.
Com 24GB de memória e uma bateria de 80Wh, o ROG Ally X oferece um desempenho que o coloca no topo, mas a Acer pode ter uma carta na manga: o preço. Se o Nitro Blaze 7 for lançado com um valor competitivo, ele poderá atrair uma base de usuários que busca uma experiência de jogo portátil de alta qualidade sem precisar desembolsar tanto quanto para um ROG Ally X.
Por enquanto, entretanto, a empresa ainda não confirmou nem o preço e nem a data de lançamento.
Fonte: The Verge