Google Pixel 6a tem grave falha de segurança no sensor biométrico

Google Pixel 6a tem grave falha de segurança no sensor biométrico

Alguns usuários do fórum Reddit e alguns canais no YouTube estão relatando um preocupante problema envolvendo o sensor biométrico do Google Pixel 6a. O smartphone do Google possui um leitor de impressões digitais sob a tela. Mas, ao que parece, algumas unidades estão desbloqueando o aparelho mesmo com digitais não cadastradas.

Leia também
6 aplicativos para gravar a tela do celular: Android e iOS
O que é um algoritmo?

Relatos se multiplicam no Reddit

O sensor de impressão digital é o principal meio de desbloqueio do smartphone atualmente. E uma falha neste componente pode resultar em graves problemas de segurança. Os primeiros relatos começaram no dia 30 de julho. Uma pessoa escreveu no Reddit:

Eu escaneei meus dois polegares para que eu possa desbloquear meu telefone com a mão direita ou esquerda. No entanto, meu telefone estava na minha mesa e decidi desbloqueá-lo. Acidentalmente, eu usei o meu dedo indicador e o pressionei no pequeno ícone de impressão digital na tela de bloqueio. E funcionou.

Na mesma thread, uma outra pessoa disse que a sua esposa conseguiu desbloquear o seu Pixel 6a na terceira tentativa. Outro usuário também relatou: “Eu consigo desbloquear o Pixel 6a do meu amigo mesmo que minha impressão digital não esteja registrada”.

Por fim, uma quarta pessoa relatou o mesmo problema no tópico do Reddit: “Minha esposa tem os seus polegares registrados no seu Pixel 6a, e apenas esses dois, mas eu posso desbloqueá-lo com um dos meus”.

Google Pixel 6a

Canais no YouTube reproduzem a falha

A falha no sensor de impressões digitais do Google Pixel 6a não foi relatada apenas no Reddit. O canal Geekyranjit, no YouTube, publicou um vídeo relatando o mesmo problema. O apresentador cadastrou apenas o polegar direito em seu Pixel 6a. No entanto, ele também conseguiu desbloquear o telefone com o seu polegar esquerdo.

E na última sexta-feira (26), o jornalista da CNBC, Jordan Novet, disse que um de seus amigos também conseguiu desbloquear o seu Google Pixel 6a. E o mais impressionante é que ele não fez isso apenas uma ou duas vezes. Ele repetiu o feito inúmeras vezes. No entanto, outras pessoas não conseguiram desbloquear o celular do jornalista.

Falha é preocupante, mas pontual

Não há dúvidas de que esse problema no sensor de impressões digitais do Google Pixel 6a seja preocupante. Mas, felizmente, não são todas as unidades do aparelho que passam por esse problema. O conhecido site 9to5Google testou a falha em 4 unidades do Pixel 6a. Mas não conseguiu replicar o bug em nenhuma delas.

Além disso, não está claro se o problema se encontra no software ou no hardware dos celulares afetados. Se for um problema de software é mais fácil para o Google resolver. Basta liberar um patch de correção e fica tudo certo. Mas se for um problema no sensor em si, é preciso fazer um recall dos smartphones afetados.

Essa é a primeira vez que um smartphone com leitor de impressões digitais sob a tela apresenta esse tipo de problema. Mesmo que sejam poucas unidades afetadas, isso abre um precedente para os usuários desconfiarem da segurança dos smartphones do Google.

Google se pronunciou sobre a falha

Google Pixel 6a

Um porta-voz do Google disse ao jornal CNBC que o sensor de impressão digital do Pixel 6a foi testado incansavelmente. E ele se adequa a todos os padrões de segurança da indústria. Durante os testes realizados pela empresa, a probabilidade do sensor desbloquear o celular com uma digital não cadastrada é de apenas 1 a cada 50 mil tentativas.

O porta-voz continuou: “Fazemos melhorias contínuas em nosso desempenho, estabilidade e confiabilidade de impressões digitais, e os usuários devem garantir que estejam executando a versão mais recente do Android 13”.

O Google Pixel 6a foi anunciado em março desse ano, durante o evento Google I/O. No entanto, o celular não está à venda oficialmente no Brasil. Lá fora o seu preço sugerido é de US$ 449 (cerca de R$ 2.290 em conversão direta).

Fontes: 9to5Google, CNBC e Reddit

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X