Usando o Partition Magic

Por:
Usando o Partition Magic

Os assuntos abordados aqui serão:

  1. Particionar o HD
  2. Converter partições
  3. Desfazer partições
  4. Redimensionar partições
  5. Excluir partições

1. Criando partições

Antes de tudo: Uma boa dica para particionar o HD sem problemas é desfragmentar antes a partição da qual será retirado espaço para tanto. No menu esquerdo do Partition Magic, Pick a Task, tem uma opção chamada “Create a New Partition”; clique nela e vamos começar a criar uma nova partição:

Criando nova partição no Partition Magic

1.1 Clique em Next (avançar) na primeira guia que aparecer.

1.2 Escolha o local da nova partição. Existe o recomendado; não há problema algum em seguí-lo, porém, vamos aos esclarecimentos:

Local da nova partição no Partition Magic

Olhando na imagem podemos perceber as inscrições “After C:” (antes de C:), “After Swapspace2 but before D: ARQUIVOS” (depois da swap porém antes de D:).

Ou seja, você deve escolher em que parte do HD a partição deverá ficar. Isto é útil muitas vezes para que se possa juntar partições de mesmas funções em determinados locais, como neste caso, primeiramente uma de Windows, depois uma Linux e uma swap, e por fim uma somente para os arquivos pessoais.

1.3 Escolha de qual partição você quer tirar o espaço para a nova. Basta selecionar os HDs dos quais serão retirados, clicando à frente.

Selecionando a partir de quais partições deseja obter espaço, no Partition Magic

1.4 Partiton Properties:

  • Size: escolha o tamanho da sua nova partição (lembre-se que está em MB, e que 1024 MB são iguais a 1GB).
  • Label: o nome da partição. Exemplo: Arquivos.
  • Create as: escolha partição lógica que é a recomendada.
  • File System Type: escolha sistema de arquivos (Windows XP: NTFS; outros: FAT 32)
  • Driver letter: escolha a letra de sua nova partição.
Obs: Ao lado existe as orientações de tamanho máximo e mínimo da partição a ser criada, quanto menos espaço você possuir mais limitada ela será pelo programa.

1.5 Confirm choices: Aqui basta conferir se está tudo ok e clicar em Finish (observe que o programa dá um gráfico, o que facilita a compreensão).

1.6 Após clicar em Finish você verá uma nova partição na tela do Partition Magic, porém para realmente aplicá-la você deve confirmar clicando sobre o botão Apply no canto inferior da barra de menu esquerda; o botão Undo cancela a operação. Também será exibida uma lista de todos os processos que ocorrerão.

Visão geral no Partition Magic

É bem provável que o programa reinicie o computador, a não ser que a partição a ser criada seja extremamente pequena.

2. Convertendo Partições

Se você possui uma partição em NTFS, por exemplo, e deseja convertê-la para FAT32, faça o seguinte:

2.1 Clique com o botão direito sobre a partição que deseja criar e clique em Convert Partition (Converter Partição). Também pode ser feito pelo menu esquerdo do programa.

Caminho para converter partições no Partition Magic

2.2 Escolha o sistema de arquivos e clique em OK. Para facilitar o processo deixe a partição sem label e desfragmentada.

Lembrem-se de que o melhor a se fazer é escolher de forma sábia o sistema de arquivos na criação da partição, pois existem grandes possibilidades de erros durante a conversão de sistema de arquivos.

3. Alterar letras das partições

Este passo é bem simples, mas caso queira alterar a letra das unidades removíveis, façam o seguinte:

3.1 Clique com o botão direito sobre o “Meu computador” e selecione “Gerenciar“.

3.2 Vá até “Armazenamento removível” e altere a letra das unidades.

3.3 Para alterar a letra de uma partição dentro do Partition Magic, clique sobre a desejada, e escolha Advanced/Change driver letter.

3.4 Escolha a nova letra, clique em ok e em seguida Apply. Sempre que for executar uma ação no Partition Magic, deve-se ativá-la pelo botão Apply, tal fato serve para evitar ações errôneas. Caso o usuário escolha sem intenção algo que possa prejudicar o PC, ele tem esta chance antes.

4. Redimensionando partições

Para redimensionar as partições, clique sobre a unidade que deseja redimensionar (no programa) e escolha Resize/move, e decida o quanto de MB deseja tirar da partição. Para aumentar a partição você deve ter espaço livre; caso não tenha, antes você terá que diminuir uma partição, para depois aumentar esta. Caso tenha diminuído uma partição e esteja com algum espaço livre, escolha a opção Redistribute free space para redistribuir o espaço, pois este método exibe um modo gráfico junto com a operação, tornando mais fácil e segura a ação.

5. Excluir partição

Para se desfazer das partições você pode simplesmente clicar em Delete partition no menu esquerdo, e depois de aplicada a opção, redistribua o espaço.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário