Melhorando o seu computador – Upgrade Guide.

“Olá, tenho um computador Core 2 Duo de 2.4GHz, 1GB de memória DDR3 800MHz e um HD de 250GB. Como posso melhora-lo já que não posso comprar um novo? ”

Memória

Temos a primeira situação de configuração, citada por um cliente imaginário:

Core 2 Duo Q6600 2.4GHz

Memória 1GB de 800MHz

HD de 250GB

Para muitas pessoas (em maioria delas os leigos em informática) é muito difícil escolher componentes, pois com tantas marcas variando de preços baixos a preços altos, fica realmente uma tarefa difícil ao escolher os produtos.

Agora vamos às dicas iniciais. Um computador moderno para tarefas básicas como editores de texto, planilhas, internet, músicas, fotos e vídeos, a configuração citada acima é uma boa configuração, mas como nosso cliente imaginário quer melhorar o micro nada melhor do que mais um 1GB de memória, de preferência um pente de 1GB de mesma marca, frequência e latência, assim com dois pentes de mesmas características técnicas as memórias poderão trabalhar em dual-channel.  Algumas marcas: Kingston, Markvision, OCZ, GSkill, Corsair, HP etc.

Placas de Som

Um item não muito difícil de decidir pois um item que também é de grande importância na hora da compra pelo custo/benefício. É muito simples sabe qual a placa de som certa a colocar no micro. Continuando com nosso amigo cliente imaginário, vamos escolher uma boa placa de som para ele. O cliente gosta de som, músicas eletrônicas, rock’n roll enfim, músicas agitadas além de nossos queridos games. Uma boa placa de som seria uma de som 3D em torno de 50 a 150 reais, nada muito profissional mais também nada que deixe a desejar. Nosso amigo também é gamer, então vale a pena investir em uma boa placa de som que, afinal, ninguém resiste às trilhas sonoras de Crysis, Farcry, Comand & Conquer, Call of Duty etc. Algumas marcas conhecidas: Asus, Creative, Genius, Encore etc.

Placas de vídeo

Lembrando nossa nova configuração do cliente imaginário:

Core 2 Duo 2.4GHz Q6600

Memória 2GB de 800MHz

HD de 250GB

Placa de Som 3D

Pois lembrando, nosso cliente imaginário também é gamer, e o componente mais importante para bons games depois do processador é nada menos que as placas de vídeo. Pois são elas em que vão definir a resolução e o poder de processamento gráfico que seu micro vai poder trabalhar. Como todo bom gamer nosso cliente merece uma boa configuração, talvez seja a tarefa mais gostosa na hora de uma montagem ou mesmo de um upgrade como é no nosso caso. Não há muitas marcas de placas de vídeo, apenas duas mais famosas ATI comprada pela AMD em 2006, e Nvidia que comprou a 3DFX que era a mais famosa da época. Temos outra fabricante interessante, a Matrox, mais ela é boa para tratamentos de imagens e trabalhos com mais de um monitor.

Como disse, a placa de vídeo é o componente mais importante a ser escolhido depois do processador, então vamos as configurações. Vamos supor que nosso amigo não quer gastar nada mais do que 300 reais. É sempre importante lembrar que quando uma fabricante lança uma linha de produtos, com essa linha vem sempre as mais baratas, por exemplo quando a Nvidia lançou a série 9 vinham versões desde 200 reais até aproximadamente 1 500 reais. Essas mais baratas são feitas digamos pelas coxas, então não vale a pena investir nelas, pois irão dar prejuízos e causar um gasto de dinheiro. É muito melhor investir em uma placa de vídeo topo de linha de uma geração anterior do que investir em uma placa de vídeo barata de uma nova geração. Hoje em dia é muito melhor gastar em uma 9800gtx do que em uma placa de vídeo de geração mais nova, porém com até mesmo preço da 9800gtx ou mais barata, ou podemos investir em duas 9500gtx e trabalhar com elas em SLI ao invés de uma 9800gtx, esse é um exemplo das placas da Nvidia. Caso caiba placas de maior valor em seu bolso, cabe mais a gastar em boas placas de geração anterior só que sendo essas as mais elevadas da série, por exemplo, ao invés de comprarmos uma ATI Radeon 7970 que roda todos os jogos, é melhor comprarmos uma 6970 que também rodam todos os jogos, afinal, o hardware sempre estará muito acima do software.

Lembrando que um fator importante de se ver ao comprarmos uma placa de vídeo é a memória, resolução e também a garantia. Há algumas marcas de boas garantias: Asus, XFX, EVGA, Sapphire, Diammond, MSI etc. Algumas fabricantes ainda incrementam fazendo um pequeno overclock nas placas de vídeo, também uma boa opção para quem gosta de mais performance.

Configuração nova:

Core 2 Duo 2.4GHz Q6600

Memória 2GB de 800MHz

HD de 250GB

Placa de Som 3D

Placa de Vídeo 3D

 Discos Rígidos

Talvez um bom componente a ser estudado, pois são algumas marcas e tantos modelos que fica um pouco na dúvida do que comprar. O disco rígido é responsável por todo o armazenamento de dados de todo o micro, nele se aloca o sistema operacional e seus dados, além de seus próprios dados. No caso do nosso cliente imaginário temos um armazenamento de 250GB, pois, dependendo do usuário é importante saber o quanto de espaço terá que ter na máquina. Pois há três tipos de usuários: Heavy User, Medium User e Light User. Os Heavy User são os usuários mais exigentes, com configurações avançadas para aplicativos pesados, games, computação gráfica, estúdios etc. Os Medium User são usuários medianos, usam seus aplicativos mais pesados, porém também usam tudo que um usuário comum usaria, internet, aplicativos etc. Os Light User são usuários que não precisam gastar muito, porém usam o micro apenas para aplicações fracas, internet, fotos, filmes, músicas etc.

Voltando na nossa configuração do cliente imaginário, com uma nova configuração, placas de expansões novas e mais 1GB de memória, vamos ao armazenamento. O cliente tem um bom armazenamento, não há tantos aplicativos na máquina para lotar esse HD, o sistema operacional ocupa 16GB, mais uns 35GB de programas, sendo que o HD está particionado sendo 125GB para Master e 125GB para Slave, ou seja, não será necessário trocar o HD.

Caso você tenha um armazenamento mais baixo como 80GB, 40GB ai é legal você aumentar um pouco, pois dependendo do usuário o espaço no disco é fundamental. Se você precisa de espaço para mais alguns arquivos pessoais, então um HD de 40GB já o suficiente.

Talvez um HD de 1TB seria o mais cômodo para todos, realmente é, mas será que vale a pena?  A questão aqui é o custo/benefício, se precisa de um HD de 40GB não é necessário 1TB. Algumas marcas: Hitachi, Samsung, Seagate, Maxtor, Western Digital etc.

Fontes de alimentação

Quase me esqueço dessa parte, aliás, uma das mais importantes. Sendo os componentes cada vez mais robustos, eles iram gastar mais energia, por isso é sempre importante saber a verdadeira voltagem da fonte de alimentação. As fontes de alimentação servem para regular a voltagem 110V(na verdade 130) e 220V para 5V, 12V e 3.3V. Não confie em marcas baratas e nem fontes que acompanham os gabinetes, hoje temos fontes de alimentação onde se encaixam apenas os cabos que serão usados, o que resulta muito no fluxo de ar do computador. Ao comprar fontes é importante saber quantos Watts ela trabalha, por exemplo, caso tenha um micro que irá consumir no total 400W, é importante uma fonte de pelo menos 450W reais, ou seja, ela vai realmente trabalhar a 450W e quando uma fonte diz ter 450W e não tiver o “reais” ela pode trabalhar até 450W sendo que na maioria das vezes ela não chega a isso.

Por isso é sempre importante consultar as voltagens de todos os componentes do computador. Também é sempre importante testar a fonte antes de instalar nos componentes, pois qualquer defeito, já sabe qual o problema do micro. Algumas marcas: Corsair, Cooler Master, Seventeam, C3 Tech, Thermaltake.

Lembretes básicos antes de instalar os componentes

É de grande importância sempre lembrar que os componentes novos devem ser testados além de garantias, além disso, sempre procurar uma loja especializada, cuidado com compras na internet caso for comprar no mercado livre ou em outro site de compra verifique a reputação do vendedor J. Normalmente lojas camelos costumam vender produtos falsificados e muitas vezes expostos ao ar, sem proteção alguma e muitas vezes o componente queimado, além de você estar gastando menos, porém gastará a toa e colocando todo o seu micro em risco, pois esses componentes podem queimar o micro.       

Configuração

Core 2 Duo 2.4GHz Q6600

Memória 2GB de 800MHz

HD de 250GB

Placa de Som 3D

Placa de Vídeo 3D

Essa circunstância de upgrade não se é gasto mais do que em torno de 300 a 500 reais. É muito difícil encontrar computadores bons com esse preço, portanto é muito melhor fazer um upgrade no seu micro do que gastar com um micro já obsoleto para os padrões de hoje.


Guilherme Campos

Colaborador do Hardware.com.br

(L.E.)

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X