Top 5: melhores fontes modulares

Top 5: melhores fontes modulares

No mercado existem fontes de alimentação dos mais variados tipos e características, variando em potência, recursos de proteção suportados, diversos níveis de certificação que atestam sua qualidade, presença ou não de PFC ativo, nível de ruído, e a modularidade do cabeamento. É sobre esse último ponto que iremos tratar nesta matéria. Uma fonte semi ou full-modular é uma mão na roda para quem deseja ter um computador com um melhor cable management, pelo fato de você poder retirar todos ou quase todos os cabos, conectando somente aqueles que são determinantes para a sua configuração. Além de permitir um melhor fluxo de ar, já que menos cabos ficarão na parte interna do gabinete.

Há alguns anos o mercado de fontes de alimentação já oferecem modelos com essa característica. Uma das primeiras companhias a apostar em fontes modulares é a Corsair. Em 2008 a empresa já tinha modelos com o cabeamento que podia ser personalizado.

Abaixo separamos alguns dos melhores modelos de fontes modulares que você pode encontrar no mercado atualmente. Na lista incluímos opções com cabeamento semi-modular e full-modular. A diferença é que no semi-modular alguns cabos ainda estão ligados diretamente ao circuito interno da fonte, como o cabo principal de alimentação (24-pinos), além de PCI e 8 pinos para o processador e os cabos PCIe para a placa de vídeo. Os modelos que são full-modular permitem que todos os cabos sejam destacáveis. Isto posto, vamos para a lista 🙂

Corsair RM750X

De cara vamos de um modelo full-modular. A primeira fonte da nossa lista é a Corsair RM750X, reconhecidamente como uma excelente opção de fonte de alimentação. Disponível em 5 opções de capacidade (550W, 650W, 750W, 850W e 1000W), este modelo recebeu a certificação 80 Plus Gold. O case é de 160mm e há fan de 140mm (que permanece desligado dependendo da carga de trabalho do PC, o que é bom para sua operação silenciosa). A fonte também utiliza capacitores japoneses e um MTBF (tempo médio entre falhas) de 10.000 horas. Este modelo conta com PFC Ativo.

Como dissemos no início, esta fonte é full-modular. Você poderá gerenciar completamente os cabos que serão instalados. As opções de conectores disponíveis variam de acordo com a capacidade. O modelo que escolhemo, o de 750 W, oferece, por exemplo, 9 conectores SATA, enquanto a RM1000X traz 11 conectores!

Evidentemente que diversas proteções, como sobretensão (OVP), subtensão (UVP), sobrecarga de potência (OPP), superaquecimento (OTP) e proteção contra curto-circuito (SCP).

EVGA SuperNova G3 550W

Seguimos a lista com um outro modelo que oferece cabeamento full-modular e certificação 80 Plus Gold, estamos falando da EVGA SuperNova G3. Colocamos na lista o modelo de 500W, mas a linha também está disponível em 550W, 650W, 750W, 850W e 1000W. A linha SuperNova G3 deu um belo salto na redução no tamanho do case da fonte em relação aos modelos da série G2. A fonte mede 150mm de comprimento.

A EVGA SuperNova G3 de 550W traz um fan de 130mm (que permanece desligado dependendo da carga de trabalho do PC, graças a tecnologia EVGA Eco Intelligent Thermal Control ) com rolamento hidráulico dinâmico, faz uso de capacitores japoneses e seu MTBF declarado é de 100.000 horas. As proteções contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP), sobrecarga de potência (OPP), superaquecimento (OTP) e proteção contra curto-circuito (SCP) e sobrecarga de corrente (OCP) também estão presentes. Este modelo também conta com PFC Ativo.

Corsair CX750M

A linha CX da Corsair com potência de 750W tem duas variações, enquanto a CX750 não oferece cabeamento modular a CX750M conta com essa característica. Diferentemente dos modelos que vimos acima, a CX750M não conta com cabeamento full-modular, aqui no caso é semi-modular, isto é, alguns cabos estão ligados diretamente a placa de circuito da fonte, não podem ser retirados.

Este modelo recebeu a certificação 80 Plus Bronze, PFC Ativo e uma ventoinha de 120mm com controle automático de velocidade. As proteções contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP), sobrecarga de potência (OPP), superaquecimento (OTP) e proteção contra curto-circuito (SCP) e sobrecarga de corrente (OCP) também foram implementadas pela Corsair.

Como comentamos acima, o cabeamento da Corsair CX750M é semi-modular. Os cabos centrais permanecem presos à fonte, mas você também tem a disposição um certo nível de gerenciamento, já que os cabos PCIe e os utilizados para a conexão em unidades de armazenamento podem ser inseridos ou retirados da fonte, de acordo com a necessidade da sua configuração.

Seasonic Focos Platinum 850W

A Seasonic não poderia ficar de fora dessa lista, sem dúvidas, uma das melhores marcas de fontes de alimentação do mercado. Aliás, estamos falando de uma OEM, diversas fontes que você vê no mercado das mais variadas marcas são projetos concebidos pela taiwanesa Seasonic.

O modelo que escolhemos para essa lista é a Focos Platinum de 850W. Como o próprio nome deixa entender, esta fonte recebeu a certificação 80 Plus Platinum, um grau abaixo da melhor certificação, a 80 Plus Titanium. Estamos diante de uma espécie de modelo esportivo das fontes de alimentação, uma união entre potência e eficiência. Além do modelo de 850W a linha também está disponível em 550W, 650W e 750W.

Com um case de apenas 140mm, a Focos Platinum é full-modular, conta com um fan de 140mm, tem PFC ativo, MTBF de 100.000 horas, proteções contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP), sobrecarga de potência (OPP), superaquecimento (OTP), contra curto-circuito (SCP) e sobrecarga de corrente (OCP)

Este modelo também entrega um controle térmico trifásico patenteado pela Seasonic, um ajuste em três estágios para o controle do sistema de resfriamento – Fanless Mode, Silent Mode, and Cooling Mode. Esse gerenciamento pode ser feito pelo próprio usuário com um botão dedicado na parte traseira da fonte. Com esse botão você pode, por exemplo, forçar que a fonte opere com o fan ligado o tempo todo, mesmo em baixas cargas de trabalho.

Cooler Master MasterWatt 750W

Fechando a nossa lista temos um modelo da Cooler Master, a MasterWatt. Escolhemos o modelo de 750W, a série também é composta por variantes com 450W, 550W e 650W. A MasterWatt é uma fonte semi-modular com certificação 80 Plus Bronze e PFC Ativo. O fan Silencio de 120mm permanece desligado enquanto a carga de trabalho da fonte está abaixo de 15%.  O MTBF é de 100.000 horas e as proteções contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP), sobrecarga de potência (OPP), superaquecimento (OTP), contra curto-circuito (SCP) e sobrecarga de corrente (OCP) estão disponíveis.

 

Você também deve ler!

Melhores SSDs custo x benefício

Melhores placas de vídeo de até R$ 1.000 (edição 2019)

Top 5: melhores programas para monitorar o hardware do seu PC

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário