Uma das grandes dificuldades na hora de escolher um smartphone hoje em dia é que, além de todas as opções de sistemas operacionais, aplicativos e recursos, existe uma enorme variedade de modelos e as nomenclaturas adotadas pelos fabricantes nem sempre fazem muito sentido.
O Nokia 6212 Classic, por exemplo, é completamente diferente do 6210 classic (que é modelo com bem mais recursos, baseado no S60), que por sua vez não tem nenhuma semelhança com o 6120 (sem o “classic”), que é um modelo antigo, da época das redes analógicas.
Outro exemplo são o Nokia XpressMusic 5300 e o XpressMusic 5700. Muito embora sejam aparelhos de aparência muito similar, façam parte da mesma linha e sejam destinados a basicamente o mesmo público, o 5300 é um aparelho simples, baseado no S40, enquanto o 5700 é um smartphone baseado no S60, com recursos bem diferentes.
Compilar uma lista com os modelos de smartphones disponíveis no mercado é uma tarefa ingrata, pois por mais detalhada que seja, ela estará inevitavelmente desatualizada em poucos meses. Apesar disso, vou arriscar uma tentativa, já que mesmo uma lista desatualizada é melhor do que não ter lista alguma. A idéia é que esta rápida referência possa ajudá-lo a entender a evolução dos aparelhos e servir como um ponto de partida para que você saiba onde situar os modelos lançados daqui pra frente.
A primeira parte, falando sobre os modelos da HTC foi publicada hoje no GDH. Ao longo das próximas semanas, publicarei as outras partes do tutorial, falando sobre os modelos de outros fabricantes: