Suporte a arquivos de mais de 2 GB no Samba (lfs)

Suporte a arquivos de mais de 2 GB no Samba (lfs)

Além de ser usado através do Nautilus ou do Konqueror, que oferecem opções de acesso a compartilhamentos Windows, o Samba possui também um cliente de modo texto, o smbclient, usado via terminal. É possível também montar os compartilhamentos diretamente, funcionalidade que equivale à opção “mapear unidade de rede” disponível nos clientes Windows, usando o comando “mount -t smbfs”, como em:

# mount -t smbfs //servidor/arquivos /mnt/smb -o username=gdh

Se, ao executar o comando, você receber um erro similar a:

mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção inválida, superbloco inválido em //servidor/arquivos, faltando página de código ou outro erro

Em alguns casos informações úteis são encontradas no syslog — tente “dmesg | tail” ou algo do tipo

Significa que o cliente Samba e/ou o suporte ao sistema de arquivos smbfs não está instalado na estação. Nesse caso, instale o pacote “smbfs” usando o gerenciador de pacotes, como em “apt-get install smbfs”. Este problema é muito reportado por usuários do Ubuntu, já que o pacote não vinha instalado por padrão no Edgy, no Feisty e no Gutsy.

Continuando, para que os compartilhamentos sejam montados durante o boot, é necessário adicionar as entradas apropriadas no arquivo “/etc/fstab”. Dessa forma, os compartilhamentos são montados automaticamente durante o boot e ficam acessíveis de forma permanente nas pastas especificadas por você, como em:

//servidor/arquivos /mnt/smb smbfs users,username=gdh,
password=1234 smbpasswd,fmask=777,dmask=777 0 0

(tudo em uma única linha)

Uma limitação importante do smbfs é que ele suporta, por default, transferências de arquivos de no máximo 2 GB. O sintoma do problema é que as transferências começam normalmente, mas param ao chegar aos 2 GB, com um erro “file size limit exceeded” ou outra mensagem de erro qualquer, gerada quando o gerenciador de arquivos não consegue concluir a transferência:

Esta na verdade não é uma limitação do Samba, mas sim do protocolo SMB, que é usado por default pelo smbfs. A solução para o problema é adicionar a opção “lfs” (a sigla é abreviação de “large file support” e, como o nome sugere, ativa o suporte a arquivos de mais de 2 GB, que está disponível no protocolo CIFS) no comando de montagem, ou entre as opções especificadas na linha do fstab. como em:

# mount -t smbfs //servidor/arquivos /mnt/smb -o lfs,username=gdh,password=1234,uid=gdh

ou:

//servidor/arquivos /mnt/smb smbfs lfs,users,username=gdh,password=1234
smbpasswd,fmask=777,dmask=777 0 0

É importante notar que a opção lfs elimina qualquer limitação com relação ao tamanho dos arquivos por parte do Samba, mas você ainda poderá ter problemas ao copiar arquivos grandes para máquinas com HDs formatados em FAT32, sistema que suporta arquivos de no máximo 4 GB. A solução nesses casos é (no caso das máquinas Windows) converter as partições para NTFS. No caso das máquinas Linux, não existem restrições, já que o EXT3 suporta arquivos de até 2 TB.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X