“Hoje, ao imprimir um documento em minha impressora Epson R200, aquela que eu havia colocado um bulk ink, apareceu uma mensagem de erro avisando que havia acabado a vida útil de algumas peças internas e que a impressora deveria ser encaminhada à uma assistência técnica.
Isso aconteceu devido a um feltro absorvente que é utilizado durante o processo de limpeza das cabeças, que após um tempo de uso fica muito carregado de tinta e trava a impressora. É necessário que ele seja trocado em uma assistência técnica custando em média R$ 65,00 (~US$ 27,54) e em seguida que o contador seja reiniciado para uma nova vida útil da impressora, sendo que futuramente haverá novamente a necessidade de repetir o processo.
Fiquei um pouco descontente com isso pois quando eu coloquei o bulk ink na impressora, coloquei também um recipiente externo para que durante o processo de limpeza das cabeças, a tinta seja armazenada nesse recipiente para depois ser jogada fora justamente para que esse problema não ocorresse. Mas o que eu não sabia é que há um contador interno que continua contando mesmo com esse recipiente externo e de forma que a impressora ainda “pense” que está sendo utilizado o feltro de limpeza e o armazenador de tinta interno.
Sendo assim, tive que recorrer ao Google e encontrei um programa que reinicia esse contador e desbloqueia a impressora. Esse programa pode ser utilizado para uma grande quantidade de modelos de impressoras Epson e pode ser encontrado aqui (nesta dica :-P).
Aí veio a seguinte questão: Como brasileiro sempre quer ser malandro, será que realmente todas as assistências técnicas trocam esse feltro de limpeza ou somente reiniciam o contador da impressora? Impressionante como a gente tem que duvidar de tudo nesse país. 🙂
Obs.: Recomendo aos que não utilizam o recipiente externo para o armazenamento da tinta jogada fora durante o processo de limpeza das cabeças de impressão, realmente encaminhar a impressora para uma assistência técnica para que o feltro absorvente seja trocado!”
Então, vamos ao download, instalação e uso desse programa, o russo SSC Serve, que possui o site oficial em: https://www.ssclg.com/epsone.shtml. Infelizmente, está disponível somente para Windows, e não se conhece nenhum programa similar para Linux e MacOS.
Entrando no site, podemos verificar se a sua impressora é ou não compatível com este programa. Se você quiser ir direto ao link, visite a página: https://www.ssclg.com/epsons.shtml.
Para download, simplesmente baixe o arquivo no endereço https://www.ssclg.com/download/sscserve.exe, que possui 796 KB, muito pouco perto de suas funcionalidades.
Depois de baixado, certifique-se que a sua impressora está devidamente instalada e funcionando, e após isso, simplesmente dê dois cliques do arquivo:
E continue a instalação como um programa qualquer:
Após a instalação, abra o SSC Serve Utility. A primeira tela mostra o nível de cada cartucho:
A segunda aba é a mais importante, onde escolhemos a impressora a ser configurada e o seu modelo:
Uma função interessante deste programa também é a reinicialização dos cartuchos. As impressoras EPSON não possuem uma “bóia” dentro de cada cartucho para saber quando ele exatamente acabou, então, a impressora faz uma contagem teórica a partir de cálculos aproximados. Quando o software diz que acabou a tinta, pode ser que ainda há um pouco dentro do cartucho. Se você tem essa certeza, pode-se “enganar” a impressora dizendo que possui um cartucho cheio, a partir do menu do SSC na bandeja do sistema. Note que esta função também é útil para quem recarrega seus cartuchos:
Um outro ponto forte do programa é a limpeza das cabeças de impressão. Neste menu, mostrado abaixo, é possível limpar cada cor de maneira individual e independente, ao contrário do software da EPSON, que limpa todos de uma só vez, muitas vezes desnecessariamente:
E, finalmente, chegamos no local onde fazemos a ressuscitação da impressora. Vale lembrar que, se sua impressora estiver “morta’, deve-se fazer primeiro esta função e depois as citadas acima. Para zerar o contador de limpeza da sua EPSON e fazê-la finalmente funcionar, acesse a opção “Reset protection counter“. A opção “Show current value” mostra o valor atual, enquanto o “Clear counter overflow” limpa somente o excedente:
Após esses passos, reinicie sua impressora (o programa também faz isso, via software), e use-a à vontade novamente. Só não faça isso a vida toda, pois o feltro pode realmente chegar ao seu limite 😉 Explore outras funções do programa, que possui uma gama bem variada de recursos. Boa diversão!
Dica: Isso também pode ser feito no Linux, rodando o Windows pelo VMWare. Antes de ligar a máquina virtual com o acesso à porta paralela, rode os comandos abaixo para o virtualizador ter acesso à porta:
/sbin/modprobe -r lp
chmod 666 /dev/parport0
(ou /dev/lp0)