Repositórios adicionais para o Slackware

O repositório principal do Slackware é bastante espartano, incluindo apenas os pacotes mais comuns. Um bom exemplo disso é que todos os pacotes do Slackware 12.1 (incluindo a pasta extras/) somam pouco mais de 2.2 GB, enquanto os repositórios oficiais do Debian Etch somam mais de 14 GB.

Devido a isso, surgiram diversos grupos de usuários e voluntários dedicados a disponibilizar pacotes adicionais para o Slackware. Os dois mais conhecidos são o Slack e o LinuxPackages (que apesar do nome é especializado em pacotes para o Slackware:
http://www.slacky.eu/
http://www.linuxpackages.net/

Um exemplo de aplicativo que pode ser instalado através deles é o Mplayer que, devido a problemas relacionados a patentes, o Mplayer não vem pré-instalado no Slackware, nem na maioria das outras distribuições. Para instalar o Mplayer no Slackware, você precisa baixar uma pequena lista de pacotes e instalá-los usando o installpkg:

mplayer
jack
ffmpeg
libdvdread
libdvdcss
lame
twolame
speex
a52dec
faac
faad2
libmpcdec x264
xvidcore

Eles estão disponíveis no http://www.slacky.eu/, basta usar a pesquisa. Parte deles estão disponíveis também no http://www.linuxpackages.net/, cujo acesso é mais rápido.

Como pode ver, o Mplayer é na verdade um aplicativo complexo, que depende de vários outros aplicativos e bibliotecas para funcionar. Se um deles estiver faltando, ele vai exibir uma mensagem no estilo “mplayer: error while loading shared libraries: libx264.so.59: cannot open shared object file: No such file or directory” e se recusar a abrir até que o pacote correspondente esteja instalado.

Voltando ao tema inicial, outro repositório bastante conhecido é o Dropline, que inclui pacotes para a instalação do Gnome: http://www.droplinegnome.org/

A forma mais simple de instalar os pacotes é baixar o pacote do dropline-installer, instalá-lo usando o installpkg e executá-lo (como root) usando o “dropline-installer”, deixando que ele detecte a versão do Slackware e uso e baixe os pacotes via web. Ele possui uma série de dependências, entre elas o aspell, perl e o textutils. Se algum dos pacotes não estiver instalado, ele exibe uma lista dos faltantes e pede que você os instale manualmente antes de continuar.

Outro projeto importante é o Slackbuilds, que disponibiliza scripts de compilação para diversos outros aplicativos, permitindo que você os compile diretamente na sua máquina, em vez de depender que algum grupo disponibilize um pacote pré-compilado:
http://www.slackbuilds.org/

A instalação de aplicativos através do código fonte no Slackware é bastante simples em relação a outras distribuições, já que ao marcar a categoria “D” durante a instalação quase todos os compiladores e bibliotecas necessários são instalados automaticamente, evitando que você precise ficar caçando os componentes na hora de tentar compilar cada pacote, como é comum em outros sistemas. Ao usar os scripts do Slackbuilds o processo se torna quase automático, você precisa apenas baixar o SalckBuild do pacote desejado, descompactar o arquivo, baixar o pacote com o código fonte (salvando-o na mesma pasta) e em seguida executar o script de instalação, deixando que ele se encarregue do restante da instalação.

Para instalar o SlackBuild do Ndiswrapper, disponível no:
http://www.slackbuilds.org/repository/12.1/network/ndiswrapper/

… por exemplo, os passos seriam:

a) Baixar o arquivo “ndiswrapper.tar.gz” disponível na página (contendo o SlackBuild) e descompactá-lo na pasta atual:

$ tar -zxvf ndiswrapper.tar.gz

b) Acessar a pasta “ndiswrapper” que será criada e baixar para dentro dela o arquivo “ndiswrapper-1.53.tar.gz” (também disponível na página) que contém o código-fonte do pacote.

c) Executar, como root, o script “ndiswrapper.SlackBuild” disponível dentro da pasta:

# ./ndiswrapper.SlackBuild

d) Depois de feito o processo de compilação, será gerado o pacote “ndiswrapper-1.53_2.6.24.5_smp-i486-1_SBo.tgz”, salvo no diretório /tmp. Este é o pacote compilado, que pode ser instalado usando o installpkg:

# installpkg /tmp/ndiswrapper-1.53_2.6.24.5_smp-i486-1_SBo.tgz

Se você desmarcou a categoria “D” durante a instalação, o jeito mais prático de instalar os pacotes posteriormente é montar o DVD de instalação, acessar a pasta com os pacotes (cd /mnt/cdrom/slackware/d/) e usar o comando “installpkg *.tgz” para instalar de uma vez todos os pacotes do diretório.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário