Qual é o maior repositório de documentações?

Qual é o maior repositório de documentações?

Qual é o maior repositório de documentações para o Tux na atualidade? Uns responderão de imediato que “é o Guia do Hardware”; outros dirão que não, “é o Viva o Linux”; ainda teremos aqueles que declararão sem sombra de dúvida que “é o Dicas-L”. Querem minha opinião? Eu acredito que não seria nenhum destes valorosos sites. E vou mais além: talvez nem esteja na Internet! O maior repositório de documentações sobre sistemas GNU/Linux poderia se encontrar num lugar que a grande maioria sequer iria imaginar: em nosso próprio computador!

Google, um excelente ponto de partida para a busca de informações!

Para dúvidas básicas e aparentemente simples de serem resolvidas, muitos dos veteranos não perdoam: “leiam a documentação”! De início e, dependendo da forma como é feita a colocação, tais usuários acabam sendo desprezados por serem poucos amigáveis. Não raro, flames e discussões acontecem em decorrência destas respostas. No entanto, eles têm razão…

Poucos linuxers iniciantes, quando necessitam utilizar determinados parâmetros de um comando, se dão ao trabalho de consultar a sua respectiva ajuda rápida. Por exemplo, se necessitarmos de saber quais são os parâmetros necessários para listar o diretório, bastará inicializar o comando ls com o parâmetro –help:

$ ls --help

Simples, prático e objetivo! Porém, se tais instrução são mostradas muito brevemente, poderemos apelar para a sua documentação eletrônica: as man-pages. E novamente na linha de comando, deveremos utilizar…

# man ls

Com as teclas SETA_ACIMA e SETA_ABAIXO, poderemos rolar esta página; e mais adiante, consultar os parâmetros desejados. Ok, problema resolvido. Mas… não estou conseguindo compilar esta aplicação! E agora?

Toda aplicação disponibiliza, junto com o seu código-fonte, dois arquivos essenciais: o README e o INSTALL. O primeiro fornece instruções gerais sobre o aplicativo em questão; já o segundo informa os requerimentos e os procedimentos necessários para realizar a sua instalação. Esta não é uma regra fixa, pois muitos programas podem perfeitamente fornecer todas estas informações em um único arquivo README ou INSTALL. Mas no geral, todos os dados necessários para procedermos com a instalação do programa desejado se encontrarão aqui.

Para acessar os arquivos em questão, bastará utilizar o comando less. Em nosso exemplo prático, estou obtendo informações do Inkscape, um aplicativo gráfico muito popular no ecossistema livre:

$ less README

Informações gerais sobre o Inkscape.

Porém, a melhor parte vem agora: mesmo que tenhamos concluída a instalação do programa, mas ainda assim necessitamos consultar a sua documentação, poderemos acessá-la através da sua localização padrão: o /usr/share/doc, pois ela estará lá disponível. Ainda através da linha de comando, experimentem digitar…

$ ls /usr/share/doc

Eis, o conteúdo de /usr/share/doc.

Enfim, para praticamente todos os pacotes instalados no sistema, teremos um diretório específico, que por sua vez contém a sua documentação. No geral, acredito que boa parte das dúvidas mais simples poderão ser solucionados com a consulta destas documentações. Mas infelizmente, muitos destes materiais se encontram desatualizados, o que pode tornar um empecilho para os programas mais recentes. Outros são disponibilizadas apenas para o idioma inglês, e claro, para pessoas que não compreendem esta língua, o entendimento destes textos será bastante limitados. Por fim, há distribuições (como o próprio Ubuntu) que, devido ao limitado espaço disponível em suas mídias de instalação, não disponibilizam todas documentações necessárias.

Eu particularmente não tenho um conhecimento mais aprofundado da língua inglesa (embora venha frequentando cursinhos básicos); porém devido ao contato constante com a Informática, acabei aprendendo o significado de palavras-chaves que me possibilitam “traduzir” todo o contexto da documentação. Se este também é o seu caso, porquê não experimenta adquirir um dicionário técnico e, aos poucos, fazer a contextualização? &;-D

Por Ednei Pacheco <ednei.pacheco [at] gmail.com>

http://by-darkstar.blogspot.com/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X