Programas para melhorar sua navegação anônima

Programas para melhorar sua navegação anônima

Neste guia, oferecemos uma lista dos melhores programas para navegação anônima. Proteger sua privacidade na Web é uma necessidade cada vez mais sentida por muitos usuários que não desejam que suas preferências de navegação on-line sejam coletadas de redes sociais e outros sites. Por esse motivo, foram desenvolvidos alguns programas convenientes para navegação anônima que permitem ocultar ou pelo menos dificultar o rastreamento.

Certamente o programa mais conhecido para essa finalidade é Navegador TOR. Ele um navegador da web que permite que você não seja rastreado enquanto está acessando à internet.  Além do Windows, está disponível para MacOS, Linux e Android.

Entre as principais vantagens, encontramos a possibilidade de superar as restrições regionais que alguns sites aplicam durante a navegação, devido às quais o acesso só é possível em determinados locais, função similar ao que é realizado por aplicativos de VPN.  Isso é possível devido ao modo descentralizado que o TOR trabalha, com a conexão entre vários computadores localizados em todo o mundo, para que o endereço IP de origem da conexão seja diferente do atual.

Entre as outras vantagens deste programa, encontramos a simplicidade de uso, principalmente para quem já utiliza o Firefox, o navegador de onde ele deriva, basta iniciar o aplicativo e aguardar a conexão à rede TOR, sem a necessidade de fazer uma configuração. O fato de ser uma versão especial do Firefox, podemos dizer, também a torna multiplataforma, estando disponível para Windows, Mac e Linux. Além de ser um programa totalmente gratuito.

Outro alternativa para navegar anonimamente é o que já citamos acima, a VPN, através da qual você pode criar uma conexão segura entre o seu computador e um servidor externo que você usa para se comunicar na rede. Graças a este sistema, portanto, ao navegar on-line, você obterá o endereço IP do servidor e não usará o do seu PC, que permanecerá anônimo. Existem vários serviços que permitem criar VPNs, gratuitos e pagos. Entre eles o TunnelBear é um dos melhores e está disponível para Windows e Mac. Para usá-lo, você precisa baixar o programa no seu PC e instalá-lo, depois de criar sua conta, selecione o servidor que deseja usar na rede.

O TunnelBear também permite superar limitações regionais e está disponível até 500 MB de tráfego por mês gratuitamente. Ao usar esta ferramenta, a velocidade de navegação pode ser mais lenta, mas não excessiva. Aqui no Hardware.com.br temos uma lista bem interessante com 5 opções de VPN que você pode utilizar.

Até o UltraSurf permite alterar seu endereço IP e, consequentemente, superar os bloqueios regionais e navegar anonimamente. Nesse caso, é um programa disponível gratuitamente para sistemas operacionais Windows e a vantagem sobre o TunnelBear é que ele não requer instalação. Para usá-lo, salve-o localmente ou mesmo em um pendrive e inicie-o, se necessário. O programa fará com que você escolha o servidor que deseja usar dentre os disponíveis e, em seguida, abrirá uma sessão especial que você precisará usar para navegar anonimamente. Observe que os endereços IP disponíveis usados ​​para acessar a rede são apenas americanos.

Um pouco diferente é a operação do Freegate ; no caso desse software, você pode até escolher quais sites deseja navegar anonimamente e quais não. Como ele permite que você supere as limitações regionais, é excelente para quem simplesmente deseja acessar sites que permitem visualizar o conteúdo de determinados lugares. Nada impede, no entanto, de indicar ao programa para estender a função de navegação anônima para qualquer site visitado. Também neste caso, o programa não requer instalação no computador para funcionar, para que possa ser armazenado com segurança localmente ou em um pendrive e iniciado, se necessário. O programa está disponível apenas para Windows.

Vamos voltar a um programa para navegação anônima multiplataforma com o HotSpot Shield , disponível para Windows e Mac. O aplicativo não possui um limite de tráfego além do qual o pagamento de uma licença de usuário é necessário, mas ainda possui uma versão gratuita e um pago. Na versão gratuita, a velocidade de navegação é mais lenta que a velocidade paga e os banners publicitários também são exibidos. Do ponto de vista operacional, o HotSpot Shield substitui o endereço IP do seu PC por um americano e, dessa forma, você pode superar todas as principais limitações geográficas aplicadas pelos sites da Internet.

Caso o que você esteja buscando são meios de se comunicar de forma segura, recomendo o aplicativo Signal, que já foi citado por Fabio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky Labs, como uma das principais opções de aplicativos para manter um contato seguro e privado com seus contatos.

Este app foi desenvolvido pela Open Source Systems, que, inclusive, é a empresa que fornece tecnologia de criptografia de ponta a ponta no WhatsApp Messenger e no Facebook Messenger.

O Signal tem muitos benefícios de segurança em comparação com o WhatsApp. Ao contrário do WhatsApp, o aplicativo de código aberto Signal oferece mensagens autodestrutivas, proteção de tela (vetar a capturas de tela) e muito mais. Além disso, o Signal introduz criptografia em seus backups, conexões e todos os outros dados no aplicativo. Edward Snowden, ex-analista da CIA e delator da NSA, é um dos que recomenda o uso do Signal.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X