PC para stream: como montar uma boa máquina para transmitir suas partidas

PC para stream: como montar uma boa máquina para transmitir suas partidas

A popularização e evolução da internet tornou possível o surgimento de trabalhos que há 10 anos ninguém sequer imaginava. Um bom exemplo são os streamers. Hoje em dia existe muita gente ganhando um bom dinheiro fazendo streaming de jogos em plataformas como Twitch e YouTube. Para isso, no entanto, é preciso ter um PC para stream, ou seja, uma máquina montada especificamente para esse fim.

As especificações técnicas de um PC para stream se assemelham muito às de um computador gamer. Afinal de contas, a máquina também precisará rodar os jogos com um bom desempenho. Mas ela tem algumas peculiaridades que precisam ser levadas em consideração.

Pensando nisso, nós desenvolvemos esse artigo. Nos próximos parágrafos você verá quais são os componentes mais importantes na hora de montar um computador com foco em streaming. Assim ficará mais fácil escolher um computador já montado ou escolher a dedo cada um dos componentes para montar o seu próprio PC para stream.

Leia também
Notebook gamer: O que avaliar quando comprar?
Melhores notebooks gamers: 9 opções disponíveis no Brasil

Processador é o protagonista em um PC para stream

PC para stream processador

O processador é um dos componentes mais importantes em um PC para stream. Se em um PC gamer o processador muitas vezes fica em segundo plano, aqui ele ganha o protagonismo. Afinal de contas, além de rodar o jogo, você também precisará rodar vários programas em segundo plano. E tudo isso requer muito poder de processamento.

Por isso dê preferência para chips com muitos núcleos de processamento e muitos threads. Quanto mais núcleos de processamento mais tarefas você pode executar em segundo plano. Lembre-se: além do jogo você terá também os programas para realizar a captura de imagem e para fazer a transmissão ao vivo para os espectadores.

Do lado da AMD um bom exemplo é a família Ryzen 5. Por exemplo, o processador Ryzen 5 3600 conta com 6 núcleos de processamento (cores) e 12 threads. O clock varia de 3,6 a 4,2 GHz.

Já no lado da Intel você encontrará os processadores mais adequados nas famílias Intel Core i5 e Core i7. Há também os novos Core i9, mas os preços ainda são muito proibitivos. A partir da oitava geração de processadores Intel você já consegue encontrar modelos para streaming. O foco sempre será a quantidade de núcleos e a frequência de operação (clock).

Quanto mais Memória RAM melhor

memória RAM

A quantidade de memória RAM também é outro fator importantíssimo em um PC para stream. Não apenas a quantidade mas também o tipo de módulo de memória instalado. Se possível, compre uma memória do tipo DDR4 e desenvolvida para o público gamer. Em geral, elas possuem frequências mais altas e dissipadores de calor.

Neste caso também vale a máxima de quanto mais melhor. Instale o máximo de memória RAM que o seu orçamento permitir. Lembre-se que além de rodar os jogos mais populares, você também precisará executar ao mesmo tempo diversos outros programas pesados.

Dessa forma, quanto mais memória disponível para esse fim, mais liso o seu PC rodará. O que nós recomendamos aqui é que você tenha 16 GB de RAM para conseguir executar tudo sem problemas. Se a sua placa-mãe tiver bancos de memória com a tecnologia Dual Channel melhor ainda! Assim você ganha, pelo menos, 25% mais desempenho nos seus módulos de memória RAM.

Placa de vídeo com pelo menos duas saídas HDMI

placa de vídeo

Em um PC para stream as placas de vídeo não são protagonistas, mas mesmo assim têm uma importância bem alta. Se você for fazer streaming de jogos competitivos, tais como CS-GO, League of Legends ou PUBG, uma placa de vídeo intermediária já dá conta do recado. Esse tipo de jogo, em geral, não é jogado com os gráficos no máximo, justamente para maximizar o desempenho e aumentar o número de frames.

Mas se você estiver pensando em jogar games que não são competitivos e também colocar a qualidade gráfica no Ultra, aí você precisará de uma placa de vídeo top de linha e bem potente.

É importante também que a placa de vídeo consiga exibir as imagens em alta resolução. No mínimo Full HD. Para isso tenha certeza que a placa de vídeo escolhida tenha, pelo menos, 6 GB de VRAM. Assim você garante um streaming com excelente qualidade de imagem.

Outro fator a se levar em consideração é a quantidade de portas HDMI. Geralmente os streamers usam dois monitores para conseguir dar conta de tudo. Por isso, é de fundamental importância que a placa de vídeo escolhida tenha pelo menos 2 saídas HDMI.

SSD também é importante em um PC para stream

SSD PC para stream

Quando falamos em PC para stream também estamos falando de velocidade. Por isso é ideal que você tenha também um SSD no lugar do disco rígido tradicional. Você pode até ter os dois, para aproveitar o melhor dos dois mundos. Mas o sistema operacional, os jogos e todos os demais programas devem estar instalados no SSD.

O motivo é que o SSD é muito mais rápido que o HD tradicional. Até os modelos mais baratinhos possuem velocidades de leitura e escrita cerca de 10 vezes maior que a do disco rígido. Se levar em conta os SSDs mais caros e robustos, a diferença de velocidade tende a ser ainda mais gritante.

Isso ocorre porque o SSD usa chips de memória flash para armazenar os dados. Já o HD usa pratos magnéticos. E os dados são acessados por meio de um braço mecânico, que precisa ir fisicamente até cada um dos pontos onde os dados estão gravados.

No caso de um PC para streaming, o ideal é que todos os programas carreguem rapidamente. No caso dos jogos o tempo de carregamento irá cair drasticamente. Bem como o tempo de carregamento do Windows ou de qualquer outro sistema operacional que você tenha instalado.

Infelizmente, um SSD costuma ser bem mais caro do que um HD. Uma solução pode ser ter um SSD de baixa capacidade apenas para o Windows e os jogos e um HD maior para você salvar todos os arquivos. Mas se dinheiro não for problema, invista em um SSD de alta capacidade.

Placa de captura se você for fazer streaming de consoles

Se você pretende fazer streaming também de jogos de outras plataformas, como consoles, smartphones e até mesmo dispositivos portáteis, como o Nintendo Switch, terá que investir em uma boa placa de captura. Por isso ela entra nessa lista como um dos itens essenciais em um PC para stream.

As placas de captura permitem que você conecte diversos dispositivos externos ao seu PC. No caso dos consoles modernos, eles já possuem aplicativos e ferramentas que possibilitam o streaming para as plataformas mais populares. Mesmo nestes casos uma placa de captura se mostra útil.

Através delas você pode realizar diversos ajustes finos em sua transmissão. Por exemplo, é possível fazer ajustes na qualidade do áudio, da imagem e do vídeo. Isso aumenta a qualidade da sua transmissão e pode ser o diferencial entre manter ou perder audiência durante as lives.

Instale uma webcam no seu PC para stream

Webcam PC para stream

Não podemos esquecer, obviamente, da webcam. Afinal de contas, a maioria dos streamers gostam de aparecer na tela. Isso é importante para ter uma comunicação mais próxima com o público. É uma forma de conversar “olho no olho”.

Se você for usar um notebook para realizar as transmissões, eles já vêm com webcam integrada. De toda forma, a qualidade da webcam que vem integrada aos notebooks não é das melhores. No caso de usar um PC para stream, sugerimos que você invista em um bom modelo de webcam, que consiga gravar em Full HD e tenha configurações para ajustes de imagem, cor e profundidade de campo.

E já que estamos falando de webcam, devemos falar também da iluminação do seu ambiente. A iluminação tem por objetivo melhorar a captura da imagem e também ser um item decorativo, que faz parte do cenário.

Por isso, invista também em LEDs coloridos, em uma paleta de cores que converse com as cores da sua marca como um todo. Use pontos de luzes estratégicos e sempre garanta que o seu rosto esteja bem iluminado.

Roteador e boa conexão de internet

roteador

Por fim, mas não menos importante, deve-se investir em um bom roteador e em uma conexão rápida com a internet. Lembre-se que você estará fazendo transmissões ao vivo para centenas, talvez milhares de pessoas ao mesmo tempo. Imagine quão frustrante é a sua transmissão ficar falhando e travando no meio do stream.

Portanto, o seu PC para stream deve estar conectado a uma banda larga de alta velocidade. Atualmente, várias operadoras já oferecem planos de fibra óptica com 200 mega de velocidade. Isso já é um bom começo. E nas capitais o preço já está bem acessível.

Não esqueça de ter também um bom roteador Wi-Fi. Ele deve estar próximo do PC, de forma que você consiga conectar um cabo de rede. A conexão através do cabo é mais estável e rápida. Mas o Wi-Fi também deve ser rápido. De preferência compre um roteador compatível com o Wi-Fi 6 e que seja Dual Band, ou seja, trabalhe nas frequências de 2.4 GHz e 5 GHz. Isso garantirá mais estabilidade e velocidade aos dispositivos conectados via Wi-Fi.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X