PC congelando sem tela azul. O que pode ser?

PC congelando sem tela azul. O que pode ser?

Uma das características mais interessantes de um computador, principalmente desktop, é que atualmente é possível trocar componentes e peças e deixa-lo cada vez mais turbinado. Porém, durante esse processo, pode ser que alguns problemas impeça o uso, como erros ao inicializar ou até mesmo com o pc congelando.

Em relação a esse problema, em particular, existem algumas informações que muitas pessoas acabam não dando tanta importância e que podem fazer a diferença na hora de solucionar o motivo dessa dor de cabeça. Por isso, hoje vamos te mostrar algumas coisas que você pode fazer quando se deparar com esse tipo de situação.

Leia também:

O computador liga e desliga na mesma hora: o que pode ser?
Fan da GPU não gira, o que eu faço???

PC congelando sem tela azul: possíveis causas

Infelizmente, problemas como esse podem ter diversas causas, e por isso é interessante tentar de tudo. O mais lógico seria começar com tentativas mais rápidas e fáceis, e principalmente que não geram custos em seus testes.

Em alguns casos, o computador pode travar e em seguida mostrar uma tela azul. Nessa tela, ele lista os problemas encontrados e o motivo desses travamentos, o que facilita bastante a entender o que está errado com ele.

Porém, se você tem um pc congelando mas que não apresenta nenhuma tela azul, é preciso tentar adivinhar a causa através de tentativa e erro.

Nesse caso, existem algumas dicas que podem ajudar a resolver o fato sem precisar de muita dor de cabeça ou gastos:

Memória: pode ser que o pc congelando seja um problema com o pente de memória, então primeiramente é indicado fazer um teste de diagnóstico de memória do Windows. Também é possível fazer testes com programas que são dedicados a isso e, nesse caso, a dica é o Memtest. Ele vai te dizer caso haja algum problema na memória.

pc congelando

Caso nenhum dos testes informem algum problema, o próximo passo é tentar retirar essa memória e limpá-la, se possível passar uma borracha no pente. Você também pode tentar mudar o slot dela para ver se o problema é solucionado.

Aquecimento: quando os componentes do computador ficam superaquecidos em decorrência a atividades muito pesadas ou até mesmo defeito no sistema de ventilação o resfriamento da máquina, o próprio sistema o desliga automaticamente para evitar algum tipo de dano ou pane graças à alta temperatura.

Em algumas situações isso pode resultar em travamentos também. Então é interessante ficar de olho caso o pc esteja quente demais. Uma boa dica é também usar programas que conseguem monitorar essa temperatura, como o Speedfan.

pc congelando

Troca de cabos: essa pode ser uma causa simples, mas que acontece graças a algum descuido ou falta de atenção. As vezes durante a montagem dos componentes do pc, pode ser que alguns cabos tenham ficado mal encaixados ou até mesmo encaixados em locais errados. Uma dica é retirar esses cabos e remontar o computador com cuidado.

E falando em cabo, também vale a pena mudar os mais antigos, já que eles podem estar com algum problema de interferência ou já não prestam mais.

Drivers de vídeo: outra dica que pode ajudar com o problema de pc congelando é ficar de olho na placa de vídeo e em seus drivers. Instale a versão mais recente desses drivers, já que elas estão sempre sendo atualizadas para melhorar o desempenho e muitas vezes podem até corrigir problemas de otimização. O contrário também pode ser verdade, entretanto. Caso sua placa de vídeo seja mais antiga, você pode tentar instalar uma versão do driver mais antiga, já que as mais recentes já não contam com uma boa otimização para elas.

A placa de vídeo também pode estar mal encaixada, então quando estiver retirando os cabos para remontar o pc, fique de olho nesse detalhe. Se possível, retire a placa de vídeo do pc, ligue e habilite o vídeo onboard para ver se ele vai funcionar normalmente.

HD: outro componente que pode ser o responsável pelo problema é o HD, e por isso é preciso levar em consideração seu funcionamento também. Uma dica nesse caso é utilizar o HDTune e fazer uma busca, ficando de olho nas abas Health e Error Scan para ver se ele identifica algum problema no HD.

Também é possível fazer uma verificação de disco através do prompt de comando (comandos “chkdsk /f /r /v”). Caso nada disso dê certo ainda vale a pena tentar trocar o cabo de dados do HD para ver se o problema persiste.

Limpeza: para qualquer problema que o seu computador apresentar, sempre pense primeiro em uma limpeza. Muitas vezes o acúmulo de sujeira pode ser um vilão e fazer com que componentes não trabalhem de forma satisfatória. Mantenha as peças sempre limpas e, caso veja algum acúmulo de sujeira, sempre se livre dele para evitar danos ao equipamento.

Pc congelando sem tela azul pode ser problema de compatibilidade de componentes

Se nada do que você já fez deu certo, é hora de começar a pensar em problemas cuja solução envolve um pouco mais de tempo e de investimento. Nesse caso, a mais possível é que exista um erro de compatibilidade entre os componentes instalados.

É comum que, ao melhorar um computador, você compre componentes separados e de empresas diferentes, porém é preciso ter certeza de que eles vão trabalhar de forma correta juntos. Um problema de compatibilidade que pode gerar o problema de pc congelando sem tela azul é a instalação de uma memória RAM não compatível com a placa mãe.

Para encontrar a memória RAM ideal para o seu computador é preciso ficar de olho em alguns detalhes.

O primeiro passo antes de comprar uma memória RAM ou conferir se ela é compatível com o seu computador é preciso identificar seu processador e sua placa mãe. A partir daí, você terá as informações que precisa para comprar o modelo ideal.

Com isso, verifique qual é o tipo do componente ele é compatível, já que pode ser DDR, DDR2, DDR3 ou DDR4. Hoje em dia das DDR3 e DDR4 são as mais comuns, já que são mais recentes. Também é preciso ficar de olho no tamanho físico da memória RAM, já que os modelos para notebook são menores e conhecidos pelo termo SO-DIMM, enquanto os modelos para desktops são maiores e conhecidos como DIMM.

pc congelando

Por fim, é preciso ficar de olho também na frequência compatível com o seu hardware. Isso porque caso o sistema tenha suporte a uma velocidade menor da encontrada na memória RAM, o desempenho não será tão bom. Por exemplo, se o seu computador é equipado com um processador que reconhece até 2.666 Mhz, não vai adiantar colocar uma memória RAM com velocidade de 3.200 MHz.

Todas essas informações podem ser encontradas no site do fabricante da placa mãe, e eles geralmente listam quais são as memórias RAM compatíveis. Nesse caso, só compre uma memória RAM que esteja listada. Esse é um dos principais motivos que faz com que o problema de pc congelando aconteça, então sempre leve-o em consideração.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Caso seja possível, você pode testar outra memória RAM, que esteja listada no site do fabricante da sua placa mãe, e então ver se o problema persiste. Porém como é difícil ter acesso a uma memória assim, provavelmente a solução será comprar uma nova.

Se você esta fazendo um dual channel, ou seja, usando dois pentes de memória RAM, é mais fácil. Nesse caso você só precisa deixar a memória que já tenha vindo de fábrica no computador ou que você já usava sem problemas (provavelmente ela estará listada no site do fabricante). Caso o computador pare de travar, você saberá que a outra era a origem do problema.

Conclusão

O problema de pc congelando pode ter várias causas, então vale a pena tentar algumas soluções mais rápidas e básicas como limpeza do gabinete ou de componentes, ou até mesmo utilizar alguns programas que podem ajudar a detectar algum defeito no funcionamento deles.

Se esses passos não resolvem o problema, o mais provável é que a memória RAM não seja compatível com o hardware do seu computador. Fique de olho nas informações da placa mãe e do processador para saber exatamente quais os tipos de memórias que são indicadas para usar na máquina. Nesse caso, será necessário comprar uma nova com essas características.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X