Melhore a suavização de fontes no Windows com o MacType

Melhore a suavização de fontes no Windows com o MacType

A suavização de fontes no OS X parece tão batida para os usuários da plataforma que é tida como algo top, oferecendo um estilo confortável e bastante agradável, difícil de imaginar o dia a dia no compuador sem. Ao alternar para Windows ou outro ambiente vem uma sensação estranha, já que as fontes são mais “serrilhadas”, “fracas” e pouco atraentes em boa parte dos programas. Uma vez acostumado com as fontes do OS X é difícil aceitar os métodos de suavização do Windows.

Mesmo com o ClearType, um sistema de ajuste de fontes presente nativamente no Windows, os resultados não chegam perto do estilo de fontes dos Macs. Felizmente há programas alternativos que aplicam filtros nas fontes do Windows, deixando-as visualmente atraentes, bem próximas ao estilo usado no OS X.

Esses programas não são bem conhecidos, mas podem valer a pena: GDI++ e MacType. O MacType é baseado no GDI++, tendo alguns aprimoramentos para funcionamento com programas recentes, como o Chrome. O GDI++ ficou parado no tempo, sendo o MacType seu sucessor de maior sucesso – também open source.

Instalação e configuração do MacType

O programa pode ser baixado na página do projeto, no Google Code:

https://code.google.com/p/mactype/

Ele suporta diversos idiomas, incluindo alguns com caracteres bem distintos dos nossos, como japonês, árabe, hebraico e outras linguagens RTL. Funciona também no Windows 8 e Server 2012.

Uma vez instalado, abra o MacTypeTray pelo menu ou tela Iniciar. O estilo de suavização pode ser escolhido pelo ícone na área de notificações, próximo ao relógio da barra de tarefas:

Para perceber o efeito os programas precisam ser fechados e reabertos. Vale testar o melhor estilo para seu gosto.

Tornando a configuração permanente

Se você gostar dos resultados e quiser tornar a suavização de fontes do MacType o padrão no seu sistema, escolha Wizard no menu (na área de notificações).

Escolha uma opção de inicialização (Registry ou Run as service são as melhores para execução automática) e clique em Next:

A seguir escolha o perfil desejado, e clique em Finish:

O Windows deverá ser reiniciado ao escolher a opção Registry, garantindo o carregamento das fontes em todos os programas abertos daí em diante.

A suavização deve funcionar em praticamente todos os programas, incluindo janelas, botões, menus, enfim: elementos de textos diversos.

O MacType não é exatamente perfeito: ele pode não funcionar como o esperado para todos os programas, e alguns perfis podem funcionar melhor em uns e piores em outros, variando muito caso a caso. Atualizações de programas robustos como o Chrome podem prejudicar seu funcionamento também, mas por aqui não tive problemas sérios.

Em geral a suavização funcionou bem, proporcionando uma experiência que não é exatamente a mesma, mas lembra bastante o estilo de suavização do OS X ou dos produtos da Apple com iOS. Distros Linux modernas também oferecem ótimos estilos de suavização de fontes por padrão. Aparentemente só o Windows fica devendo isso mesmo.

Se você gostaria de ter a experiência de fontes do OS X no seu Windows, vale a pena experimentar o MacType, afinal é grátis e open source. Nada a perder.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X