Instalando ou reinstalando o Kurumin sem drive de CD

Instalar o Kurumin, ou atualizar para uma nova versão é simples: é só baixar o ISO, queimar o CD e dar boot. Dá também para rodar o sistema a partir do ISO baixado, se você der boot com o CD de uma versão anterior (que use
o mesmo Kernel) e usar a opção “kurumin bootfrom=” na tela de boot. Mas, o que fazer se você tem em mãos uma máquina sem drive de CD, ou se por um motivo ou outro não tiver como gravar o CD?

Dois casos clássicos são os notebooks ultra-compactos, sem drive de CD e os micros usados em muitas escolas e empresas, que também não possuem drive, sem falar nos casos em que você está no meio do mato, com um ISO gravado
no HD, mas sem ter como comprar mídias 😉 Quando o sistema é inicializado a partir do CD, é usado o isolinux como gerenciador de boot. Ele carrega o Kernel, carrega o módulo cloop, interpreta opções usadas na tela de boot e monta a imagem compactada do
sistema.

É possível fazer com que o lilo ou grub de uma distribuição instalada no HD desempenhem estas funções, permitindo dar boot diretamente a partir do HD. É possível também instalar o sistema, desde que você possua pelo menos
duas partições no HD. Você pode usar o Gparted para criar a segunda partição caso necessário. Não é possível instalar na mesma partição usada para dar boot.

Os mesmos passos podem ser usados para inicializar outras distribuições live-CD que utilizem o isolinux como sistema de boot. Para seguir este procedimento, você precisa ter uma distribuição Linux qualquer instalada no HD.
Vamos adaptar o lilo ou grub para inicializar o Kurumin, dando a opção de inicializá-lo na tela de boot.

O primeiro passo é montar o arquivo ISO e copiar os arquivos para o HD. Você pode montar um arquivo ISO como se fosse um CD gravado usando o comando abaixo:

# mount -o loop kurumin.iso /mnt/cdrom

Em seguida você precisa copiar todo o conteúdo do ISO para o diretório raiz do HD. Você pode fazer isso simplesmente arrastando os arquivos através do Konqueror (aberto como root), ou usando o comando abaixo:

# cp -a /mnt/cdrom/* /

A partir daí, você terá a pasta “/boot/isolinux” e o arquivo “/KNOPPIX/KNOPPIX” dentro da partição. Falta apenas configurar o gerenciador de boot para usá-los. Se você estiver usando o Lilo, adicione as linhas abaixo no
final do arquivo “/etc/lilo.conf”. Preste atenção para trocar o “/dev/hda1” pela partição que está sendo usada:

image=/boot/isolinux/linux26
label=CD
root=/dev/hda1
initrd=/boot/isolinux/minirt26.gz
append=”ramdisk_size=100000 init=/etc/init lang=us nomce quiet BOOT_IMAGE=knoppix”
read-only

(a parte em negrito forma uma única linha)

Se precisar passar opções de boot extras, como o “noapic” ou o “acpi=off”, inclua-os dentro da linha “append”, mantendo as outras opções. Quando terminar, não se esqueça de salvar as alterações, rodando o comando:

# lilo

Ao reiniciar, você terá uma nova opção na tela de boot, a “CD”, que inicializa a imagem do ISO copiado para o HD.

Ao usar uma distribuição que use o grub, adicione as três linhas abaixo no final do arquivo “/boot/grub/menu.lst” (todos os parâmetros para o Kernel formam uma única linha):

title CD
kernel /boot/isolinux/linux26 ramdisk_size=100000 init=/etc/init lang=us vga=788 nomce quiet BOOT_IMAGE=knoppix
initrd=/boot/isolinux/minirt26.gz

(a parte em negrito forma uma única linha)

Ao contrário do lilo, não é necessário rodar nenhum comando depois de alterar o arquivo, basta reiniciar o micro.

É possível ainda “preparar” um HD, de forma que ele permita instalar o sistema no lugar do CD-ROM. Neste caso, depois de fazer todos os passos acima no HD da sua máquina, instale o HD alvo como slave e copie os diretórios
“/boot” (incluindo todos os arquivos do lilo) e a pasta “/KNOPPIX” (com a imagem compactada do sistema) para ele. Você pode criar uma partição pequena, de 600 ou 700 MB para guardar a imagem de boot, e deixar o restante do HD não particionado.

Fazendo isso, fica faltando apenas gravar o Lilo na MBR do segundo HD, para que torne-se bootável. Para isso use o comando:

# lilo -C -b /dev/hdc -i /mnt/hdc1/boot.b -c -m /mnt/hdc1/map

Substitua o “/dev/hdc” e o “/dev/hdc1” pelo device e a partição correta (no segundo HD). Depois é só devolver o HD para a máquina original, dar boot e usar o restante do espaço para instalar o sistema.

Ao usar o grub, não é necessário fazer nada depois de editar o arquivo, pois o menu de boot é atualizado de forma automatica. Para testar, é só reiniciar o micro.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X