Instalando o Kernel 2.6.22-1, na unha

Uso o Debian GNU/Linux 4.0 – Etch – e substituí o kernel do mesmo (2.6.18-4) pela mais nova versão estável. De cara, percebi a melhora no desempenho dos programas e do sistema como um todo: as tarefas estão sendo executadas de forma mais rápida e as aplicações também abrem mais rapidamente; parece haver uma melhoria no suporte aos softmodem (fonte de dor de cabeça quando se trata de linux) e a outros hardwares.

Bom, mas espero que vocês observem por vocês mesmos as melhoras que percebi neste novo kernel. Abaixo descrevo os passos que usei na compilação; tentei de outras formas e sempre dava “kernel panic” desta forma, se alguém conseguir de uma maneira diferente da apresentada aqui, favor relatar para contribuir com a comunidade. Lembrem-se de suprir todas as dependências para a compilação do kernel, como o GCC, e no caso do Debian, instalar o kernel-package, que ajuda bastante na compilação.

Como root, instale os pacotes kernel-package e build-essential, que contêm os compiladores e bibliotecas necessários:

# apt-get install kernel-package build-essential

Agora baixe as fontes do Kernel no site oficial (www.kernel.org). Para facilitar, abaixo disponibilizo o link direto:

ftp://ftp.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.22.1.tar.bz2
(Pacote compactado em BZip2, que é um pouco menor) ou

ftp://ftp.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.22.1.tar.gz
(para quem prefere o pacote compactado usando o gzip)

Após o termino do download, abra uma janela do console e vá para a pasta onde o pacote foi gravado. Exemplo:

$ cd /home/$USER

A partir deste momento, teremos de executar todos os comandos como root:

$ su –

(seguido da senha de root)

ou:

$ sudo su

1- Copie o pacote para a pasta /usr/src:

# cp linux-2.6.22.1.tar.bz2 /usr/src/

2- Acesse a pasta (a pasta /usr/src é usada para armazenar código fonte de programas, incluindo o Kernel):

# cd /usr/src

3- Descompacte o pacote:

# bzip2 -dc linux-2.6.22.1.tar.bz2 | tar xf –

ou

# tar -xvzf linux-2.6.22.1.tar.gz

(se você baixou o pacote gzip)

4- Crie um link simbólico chamado “linux” para a pasta dos fontes do kernel:

# ln -s linux-2.6.22.1 linux
# cd linux

5- Agora precisamos de um arquivo com as configurações para compilação do kernel. Você poderia usar o arquivo config-2.x.x.x do seu atual kernel, que está na pasta /boot. No entanto, novas funções do Kernel provavelmente não serão ativadas, então o melhor é baixar um config pré-configurado para o seu sistema. O projeto Debian mantem uma página específica para que você possa baixar estes arquivos, aí vai o link:

https://merkel.debian.org/~jurij/

Na linha para o kernel 2.6.22.1 clique na sua plataforma (i386 para a maioria dos casos. amd64 ou ia64 para pcs 64 bits) depois baixe o arquivo com configurações otimizadas para seu processador (686 -> Pentium/Celeron | k7 -> Duron/Sempron/Athlon). Descompacte o arquivo de configuração e copie-o para a pasta /usr/src/linux.

6- O penúltimo passo da compilação é configurar as fontes para compilação:

# make xconfig

Após aberto o configurador gráfico, vá em load e localize o arquivo “config-2.6.22-1-x” que você acabou de baixar. Carregada a configuração, a única alteração necessária (para os iniciantes) é configurar junto com o kernel, e não como módulo, o suporte ao sistema de arquivos que você usa na partição de inicialização do Linux. Se usa partição Ext3 ou ReiserFS, por exemplo, em “File systems” marque os mesmos de forma que a letra ao lado seja “y” e não “m”. Salve e feche o configurador.

7- Podemos iniciar a compilação usando o kernel-package, que irá criar pacotes .deb, estes pacotes facilitarão o processo de instalação do kernel.

# make-kpkg –initrd binary

A compilação demora em média uma ou duas horas, terminada, volte ao diretório /usr/src e veja o resultado

# cd ..
# ls

Observe que o kernel-package criou vários pacotes, os que mais nos interessam são linux-image-2.6.22.1*.deb e linux-headers-2.6.22.1*.deb; o primeiro contém seu novo kernel compilado e o segundo contém os headers (necessários para a instalação posterior dos drivers de vídeo, softmodems, vmware, além de outros drivers e programas que precisam gerar módulos para o Kernel). Se quiser, pode copiar os dois pacotes para outro diretório, pois os mesmos podem ser usados para instalar o kernel novamente (sem necessidade de nova compilação).

8- Para finalizar, vamos instalar o pacote linux-image-2.6.22.1*.deb

# dpkg -i linux-image-2.6.22.1*.deb

IMPORTANTE: A instalação do pacote linux-image adiciona automaticamente as linhas para inicialização do novo Kernel no arquivo /boot/grub/menu.lst usado pelo Grub, no entanto, como no meu caso, a referência para a partição onde o kernel está instalado foi posta incorretamente, desta forma, é necessário checar as especificações nestas linhas de cada kernel:

No meu caso, o correto é:

root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.22.1 root=/dev/hda1 ro

Mas estava desta forma:

root (hd0,1)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.22.1 root=/dev/hda2 ro

Mais uma vez, não esqueça de checar estas linhas para cada kernel, pois você pode ficar sem inicializar o sistema até que as mesmas estejam corretas.

Espero ter ajudado.

Klebson Porfirio
Powered by Debian GNU/Linux 4.0
GNOME Desktop

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!