A farsa do carro movido a água

A farsa do carro movido a água

Um curioso anúncio de uma empresa Japonesa, que afirma ter inventado um carro movido a água, capaz de rodar até 80 km com um litro de água do mar foi destaque em diversos veículos de comunicação nesse final de semana. Curiosamente, até a BBC Brasil publicou uma reportagem curta sobre o tema, sem dar muitos detalhes sobre o funcionamento do veículo.

O princípio de funcionamento é o mesmo do dos carros movidos a hidrogênio, ou seja, um processo quebra as moléculas de água, separando o hidrogênio e o oxigênio, que são então recombinados em uma célula de combustível, gerando energia que é então usada para mover o carro.

Este tipo de notícia é um prato cheio para programas sensacionalistas, já que um carro movido a água seria a resposta para muitos dos problemas da nossa civilização. É o tipo de coisa que as pessoas querem ouvir. Imagine se você pudesse viajar de São Paulo até o Rio de Janeiro usando como combustível 4 garrafas de água mineral? Bom demais para ser verdade certo?

Na verdade, é necessário mais energia para quebrar as moléculas de água do que o hidrogênio resultante é capaz de produzir. O processo mais usado atualmente para produzir hidrogênio a partir da água é a eletrólise, onde é usada energia elétrica para quebrar as moléculas de água. Naturalmente, a eletricidade precisa vir de alguma outra fonte, como placas solares ou uma usina hidrelétrica, mas o mais comum é que ele venha da simples queima de carvão ou outro combustível fóssil. Ou seja, no final das contas, o hidrogênio serve na verdade como uma meio de armazenamento e transporte da energia. A única forma de realmente produzir energia a partir da água diretamente seria usando um processo de fusão nuclear a frio.

Vamos então à parte da farsa. O carro realmente anda usando água como combustível, essa parte não é mentira. Entretanto, falta uma informação importante, que é como ele faz para quebrar as moléculas de água. A resposta é que o carro não utiliza apenas água, mas também um segundo material, capaz de quebrar quimicamente as moléculas de água, produzindo o oxigênio. Especula-se que o material secreto é um composto de boro, que é capaz de se combinar com os átomos de oxigênio da água, resultando em óxido de boro (que é descartado) e hidrogênio (usado para mover o carro). Ou seja, o carro não é um moto perpétuo, mas sim apenas mais um veículo que utiliza um combustível alternativo, no caso o composto secreto a base de boro, que precisa ser produzido a partir de energia gerada por outros processos, assim como o hidrogênio produzido via eletrólise.

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