ESTool: Diagnóstico de defeitos em HDs Samsung

ESTool: Diagnóstico de defeitos em HDs Samsung

O ESTool é um utilitário de diagnóstico, específico para HDs da Samsung. Pode ser usado para identificar erros na superfície do disco (bad-blocks) e demais anomalias. Nessa dica, vamos aprender a criar a mídia de boot (disquete ou CD) e utilizar o teste de diagnóstico desse utilitário, fornecido pela própria Samsung.

Importante: É necessário fazer o backup dos dados, antes de utilizar o ESTool no HD, pois ele faz operações de gravação que podem apagar dados.

Gerando a mídia

Download dos arquivos para criar o disquete

Download da imagem para CD

Se optar pelo uso do disquete, faça o download no link acima e descompacte o conteúdo em uma pasta de sua preferência. Insira um disquete formatado na unidade e copie o arquivo “Estool.exe” para o drive. Faça o boot usando o disquete e, quando aparecer o prompt do DOS, digite:

A:> Estool.exe

Para usar o CD, basta fazer o download da imagem (ISO) e usar o software de gravação de sua preferência (eu uso o CDBurner XP). Com o CD gravado, basta dar boot através dele.

Trabalhando com o ESTool

Tela inicial do programa, pressione “Y” para aceitar os termos de uso:

fcf233b

Nessa tela o HD Samsung será detectado, caso exista mais de um HD, selecione e pressione “Enter”.

59efc660

Selecione o item “Drive Diagnostic” para iniciar os testes, conforme imagem abaixo.

7cc2e5

Terá início uma bateria de testes no HD, de leitura, gravação, SMART, entre outros. O resultado “Pass”, indica que o HD passou com sucesso no teste específico.

2a0292c1

A mensagem a seguir irá aparecer, perguntando se deseja fazer o teste de superfície do HD, que irá procurar os bad-blocks, pressione “Y” e aguarde. Esse teste demora um pouco, com o tempo variando de acordo com o tamanho do HD:

17d78306

Ao fim, a tela abaixo aparecerá, indicando que nenhum erro foi encontrado. Se algum problema aparecer, será indicado nesse momento:

4fc6a8f6

Outra ferramenta interessante do utilitário é a opção “Low level format”. Essa opção realmente apaga todas as informações do HD, tornando impossível a recuperação. A mensagem abaixo será exibida, dando o alerta.

10f3fedb

O ESTool possui ainda outras ferramentas, além de informações sobre o disco. Para quem quiser conhecer um pouco mais, segue abaixo as referências, no site de suporte da Samsung.

http://www.samsung.com/global/business/hdd/support/utilities/ES_Tool.html

Por Denílson Marcos Nepomuceno (Denilson Marcos no FGDH)denilson0704 [at] hotmail.com

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X